Nesta sexta-feira, 18 de agosto, aconteceu, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a convocação para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México. Essa foi a primeira lista feita por Fernando Diniz, que está como técnico interino da Seleção Brasileira, e contou com algumas novidades. Os jogadores chamados irão participar das partidas contra Bolívia e Peru, em setembro. (Foto: Thais Magalhães/CBF)
Quatro atletas que atuam no Brasil foram chamados: os cariocas Nino e André, do Fluminense, além do goleiro Bento, do Athletico/PR, e Raphael Veiga, do Palmeiras.
O líder do Brasileirão, Botafogo, não teve nenhum jogador convocado, o que gerou alguns questionamentos ao treinador. Porém, Diniz enalteceu a equipe alvinegra, mas afirmou que a posição na tabela não é o principal critério para a convocação. Lembrando que o artilheiro do Botafogo, Tiquinho Soares, está lesionado.
Depois do anúncio, Diniz esclareceu sobre Lucas Paquetá. Ele afirmou que o jogador estava na lista, mas preferiu cortá-lo de última hora para resguardar o atleta, que será investigado por suposto envolvimento em esquema de apostas.
Fernando Diniz segue comandando a Seleção até o meio de 2024, quando possivelmente poderá ter a chegada de Carlo Ancelotti.
Confira os 23 convocados abaixo:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico Paranaense) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Caio Henrique (Mônaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha);
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Jr (Real Madrid).
Por Dereck Xavier – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.