Dá para ganhar em uma noite não tão inspirada? Dá. Ainda mais em um jogo de Copa, em fase mata-mata. A partida desta noite de quinta-feira (29/08) provou isso. Nem Vasco e nem Athlético/PR vinham fazendo uma partida de encher os olhos, mas o cruzmaltino foi mais eficiente e as estrelas do lateral Puma Rodriguez e de Hugo Moura brilharam. Com a vitória, repetindo o placar do jogo do Brasileirão, o Vasco larga na frente em busca da vaga na Semifinal da Copa do Brasil. (Fotos: Celso Pupo/DC Press)
Primeiro Tempo Bem Parelho
Nos minutos iniciais de partida, o Vasco até começou melhor, controlando mais o jogo, mas sem levar perigo ao adversário. Não demorou muito para o Athlético-PR entrar na partida e começar a ficar mais com a bola, girando e criando a primeira chance do jogo. Uma bola que cruzou toda a área vascaína, mas ninguém chegou para balançar as redes.
Depois disso, a partida ficou equilibrada e o cruzmaltino teve uma boa chance logo em seguida. Aos 32 minutos, em boa bola de Canobbio para Mastriani, o atacante fez o pivô para Christian entrar sozinho, cara a cara com Léo Jardim, e marcar para o Atlhetico.
Muitos Erros, Mas Virada Vascaína no Final
No segundo tempo, a equipe cruzmaltina voltou bastante desatenta, com muitos erros de passe e nas construções das jogadas. O Athlético-PR, mesmo sem marcar em cima, conseguia roubar a bola na intermediária do seu ataque e cansou de pegar a zaga vascaína exposta, mas nenhuma dessas roubadas se transformaram em chances claras de gols.
A verdade é que o time paranaense não queria nem ter voltado para o segundo tempo. Parecia estar satisfeito com o resultado parcial e queria logo o final da partida.
E é aí que voltamos para a pergunta: é possível um time ganhar em uma noite não tão inspirada? O Vasco mostrou que é possível ganhar e de virada, lembrando o canto do seu torcedor “O Vasco é o time da virada”.
A reação veio com entrega e garra. Se faltou inspiração, não faltou vontade ao time. Com a persistência do time e o apoio da torcida, o Vasco empatou a partida, aos 35 minutos, com um lindo chute de Puma Rodriguez. A virada veio aos 48 minutos com a Lei do ex. Hugo Moura, ex-Furacão e símbolo da entrega do time vascaíno nesse jogo, garantiu a vitória.
Revista do Vasco
Desde o jogo contra o Red Bull Bragantino, o Vasco vem produzindo a “Revista do Vasco” e distribuindo para os torcedores na entrada do estádio.
Em cada edição da revista, um atleta é escolhido para ser o destaque. Com isso, o torcedor pode conhecer várias curiosidades sobre ele, além do clube, estatísticas dos jogadores, informações sobre o elenco e algumas curiosidades sobre a temporada da equipe. A edição distribuída neste jogo foi a número 5 e teve como jogador da capa o volante Mateus Carvalho.
Revista do Vasco #5 sendo distribuído para os torcedores nas entradas de São Januário #VASXCAP#CopaDoBrasil@fimdejogo pic.twitter.com/KCCvoWZMzk
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) August 29, 2024
Público e Renda
Na partida desta noite, São Januário mais uma vez recebeu um excelente público, com 18.068 presentes, 17.336 pagantes e R$ 1.084.600,00 de renda. Infelizmente, no final, mais um registro de confusão na torcida. O pessoal precisa tomar um maracujá antes de ir para o jogo.
Confusão na torcida após o apito final.#VASXCAP#CopaDoBrasil@fimdejogo pic.twitter.com/ZrOxJXRGUz
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) August 30, 2024
Jogo de Volta
Vasco e Athlético-PR voltam a se enfrentar pelo segundo jogo das Quartas de Final da Copa do Brasil no dia 11/09, após a parada da data FIFA. A partida ocorrerá na Ligga Arena, em Curitiba. Com o resultado positivo no jogo de ida, o Vasco precisa de apenas um empate para se classificar.
Por Raphael Molinaro – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fim de jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.