Credenciamento do Brasileirão e Copa do Brasil: Jornalistas no meio de impasse

Facebooktwitterpinterest

O Brasileirão e a Copa do Brasil estão andamento, mas a decisão de quem credencia os profissionais de imprensa para a cobertura dos jogos está no meio de um impasse no Rio de Janeiro. De um lado a Acerj (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro), Arfoc-Rio (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro) e FERJ e do outro a CBF, que é a organizadora do torneio.

Recentemente começaram troca de notas oficiais onde ACERJ/ARFOC-Rio/FERJ informaram que um ofício foi enviado à CBF comunicando que o grupo que passaria a autorizar os jornalistas nas coberturas dos jogos e não mais a Confederação. Na sequência, a CBF publicou outra nota afirmando que nada foi mudado.

Os jornalistas não souberam de eventuais reuniões ou conversas sobre a questão entre os grupos e se ocorreu não foi divulgado com a atenção que deveria. Os jornalistas ficam sem saber a quem pedir autorização para o trabalho. Esta discussão não é nova, mas chegou a um momento que parece ser uma grande queda de braço dos grupos.

Será que quem pedir credenciamento para um grupo será impedido de trabalhar? E quem preencher todas as solicitações no sistema online da CBF, criado para esta finalidade, poderá ser barrado? Essa dúvida tem aparecido há dias nos vários grupos do whatsapp de setoristas que cobrem os clubes, além de grupos de debates de jornalismo esportivo.

O que não é possível é que isso aconteça no meio do torneio e sem perspectiva (a princípio) que vai acabar rapidamente, o que seria mais correto. A imprensa também não pode ficar fazendo solicitações para todos sem saber quem se responsabiliza.

A divulgação das notas oficiais tem sido feita tanto nos sites quanto nas redes sociais dos dois grupos. Os informes nas redes sociais estão sendo publicados no perfil da CBF Imprensa e no da Acerj.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.