Copa do Mundo 2022: Sorteio dos Grupos

Facebooktwitterpinterest

A FIFA realizou o sorteio, nesta sexta-feira, dos grupos da Copa do Mundo 2022, que será realizada em novembro deste ano no Catar. A cerimônia aconteceu em Doha, e contou com presenças ilustres, entre eles o ex-lateral brasileiro e pentacampeão Cafu, escolhido como um dos pilotos para ajudar a retirar as bolinhas. Outros ex-atletas também participaram, como o alemão Lothar Matthaus e o ídolo nigeriano Jay Jay Okocha.

Antes do sorteio, o Emir do Catar, o Xeque Khalifa Al Thani, e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, subiram e discursaram no palco. O suíço disse acreditar que será a melhor Copa de todos os tempos (aliás parece que é uma frase default, ultimamente), e fez um apelo pela paz em torno do mundo e o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Vivemos em um mundo dividido e necessitamos de ocasiões que nos unam para celebrar a vida. E a Copa do Mundo é exatamente este momento.”

Onde eu estava?

Será que a Copa do Mundo já está na cabeça das pessoas? No Rio, a realização do jogo no Maracanã parece que deu um gás e uma animação para os torcedores em relação à Seleção Brasileira. Uma alegria que estava lá esquecida em um certo jogo, em uma época lá distante, mas deixa isso pra lá. Lembrar de certas coisas dá até mau humor.

A questão é, que com a facilidade do acesso, muita gente viu o sorteio pelo celular, parou na hora do almoço em casa ou no bar, para dar uma espiada no que estava acontecendo. Era bom saber, pelo menos, o que o Brasil vai enfrentar nos primeiros dias. Isso significa que o alcance do sorteio das chaves acabou aumentando significativamente. Com certeza um elemento bom para patrocinadores e para melhorar a expectativa pelo início do torneio. Imaginem quando vierem os números das redes sociais?

E foi só o início de nos acostumarmos com algumas coisas, como roupas e reverência diferente, como o fato de todos se levantaram quando o Xeque Khalifa Al Thani deixou o palco depois do discurso. Copa do Mundo tem sempre o lado de conhecer e entender mais outros hábitos e outras culturas.

Mas vamos ao sorteio que, com certeza, você já viu, ou não …

Sorteio das Chaves

O Brasil é o cabeça de chave do Grupo G, e terá mais uma vez pelo caminho dois adversários presentes na fase inicial da última edição do torneio em 2018, a Sérvia e a Suíça, além de Camarões. A estreia brasileira ocorrerá no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.

Já a partida que abrirá o torneio será entre o anfitrião Catar e o Equador, no dia 21 de novembro, no Estádio Al Bayt. A atual e bicampeã França está no grupo D, ao lado de Dinamarca, Tunísia e Emirados Árabes, Austrália ou Peru que ainda vão definir quem será o classificado.

A fase de grupos da competição vai até o dia 02 de dezembro, e a final será no dia 18/12, no Lusail Stadium, com capacidade para 80 mil espectadores.

Abaixo a confecção final dos Grupos da 1ª fase:

Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales / Escócia/ Ucrânia

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia

Grupo D: França, Emirados Árabes/ Austrália/ Peru, Dinamarca e Tunísia

Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha e Japão

Grupo F: Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coréia do Sul

 

Apuração Bruno Sadock – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.