Conexão Rio – Paris com a Réplica da Pira Olímpica Acesa na Candelária

Facebooktwitterpinterest

A quinta-feira, véspera da abertura oficial das Olimpíadas de Paris, os cariocas reviveram dias incríveis durante a Rio 2016. A Pira Olímpica foi acesa na Esplanada da Candelária e foi ter de volta toda aquela atmosfera dos Jogos daqueles dias das Olimpíadas do Rio.

Cerca de 100 crianças da Vila Olímpica da Mangueira, Vila Olímpica Radialista “Apolinho” Washington Rodrigues e Rio Em Forma da redondeza receberam a Tocha Olímpica do Rio em um corredor de festa. Vinicius, o mascote da Rio 2016 também estava por lá.

A Pira do Povo, como é conhecida, vai ficar acesa durante todo o período da realização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começaram nesta quarta-feira (24/07) e vão até o dia 11/08 .

 

Depois de atravessar o corredor de crianças, o Prefeito entregou o fogo olímpico para dois atletas da Vila Olímpica da Mangueira: Ana Kesia de Oliveira Tomaz (ginástica rítmica) e Samuel Severiano Val Fernandes Vinhas (levantamento de peso), ambos de 12 anos. Muitas pessoas acompanharam a cerimônia, inclusive do alto dos prédios no entorno da Candelária. (foto Celso Pupo/DC Press)

Também em 2021, durante os jogos de Tóquio, a pira também foi acesa.

A pira olímpica carioca foi criada pelo artista americano Anthony Howe. A obra tem 12 metros de diâmetro, e representa o sol e se movimenta impulsionada pelo vento, é uma réplica da que foi acesa no estádio do Maracanã durante a competição realizada na cidade, em 2016.

Ela foi restaurada em 2022 pela CCPAR-Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos.  Foram feitas obras de recomposição de pisos e paisagismo, além de limpeza e troca de peças que sofreram desgaste e vandalismo. Na escultura foram feitos os serviços de  lubrificação da estrutura de movimento com o vento, a reforma da base da pira e reparos no sistema de acendimento do equipamento. A Rioluz instalou quatro refletores para dar mais destaque à obra de arte.

A visitação é aberta e fica na Rua Primeiro de Março, 76-86, Centro, pertinho da Candelária.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat