Brasileiros do Surfe Avançam nas Olimpíadas de Paris 2024

Facebooktwitterpinterest

Atualizada em 29 de julho, às 19h30

A equipe brasileira de surfe está brilhando nas ondas de Teahupo’o, no Taiti, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Todos os seis representantes do país avançaram para as Oitavas de Final, mantendo vivas as esperanças de mais medalhas olímpicas para o Brasil. (Crédito das fotos: Willian Lucas/COB)

Desempenho Impressionante na Repescagem

Filipe Toledo foi o último a garantir sua vaga nas Oitavas, vencendo a bateria de repescagem contra o neozelandês Billy Stairmand por 17.00 a 14.00, com uma nota impressionante de 9.67. Eles se juntou a Tatiana Weston-Webb e a Tainá Hinckel, que também triunfaram na repescagem, manteve a equipe brasileira completa na disputa.

Agenda das Competições

As baterias das Oitavas de Final começaram na tarde desta segunda-feira, 29 de julho. As competições masculinas tiveram início às 14h (horário de Brasília), enquanto as mulheres devem entrar na água a partir das 18h48. No entanto, a previsão de vento forte que pode prejudicar a formação das ondas é motivo de atenção para a manutenção das disputas.

Confrontos Masculinos Nas Oitavas

O Brasil contou com três fortes surfistas na competição masculina. Filipe Toledo enfrentou o japonês Reo Inaba na segunda bateria das Oitavas, mas acabou sendo eliminado pelo oriental.

O tricampeão mundial Gabriel Medina teve pela frente o reencontro com o japonês Kanoa Igarashi, revivendo a semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, onde Igarashi saiu vitorioso. Mas, dessa vez, deu Medina e com a maior nota da história do surfe nas Olimpíadas, 9,90.

João Chianca, conhecido como Chumbinho, enfrentou o marroquino Ramzi Boukhiam e também venceu. Agora, Medina e Chumbinho se encontrarão nas Quartas de Final.

Disputas Femininas Atraentes

As baterias do feminino, que aconteceriam nesta segunda-feira, 29 de julho, foram adiadas devido ao mau tempo em consenso com as atletas. A data da bateria ainda será definida.

No torneio feminino, Tatiana Weston-Webb enfrentará a líder do campeonato mundial, a norte-americana Caitlin Simmers. Em um duelo brasileiro, Luana Silva e Tainá Hinckel se enfrentarão por uma vaga nas Quartas de Final. A expectativa é alta, já que as brasileiras buscam a primeira medalha feminina na modalidade.

Esperanças de Medalhas

Com todos os seus atletas ainda na disputa, o Brasil se mantém como um forte candidato a conquistar medalhas tanto no masculino quanto no feminino. Os resultados até agora demonstram a força e o talento dos surfistas brasileiros, que seguem firmes na busca pela glória olímpica em Paris 2024.

As competições de surfe estão previstas para terminar na terça-feira, 30 de julho, com as Quartas de Final, Semifinais e Finais. Se as condições do mar não forem favoráveis, a janela de competições permanecerá aberta até o dia 5 de agosto. A torcida brasileira está em alta, aguardando ansiosamente por mais um capítulo de sucesso na história do surfe olímpico.

Por Rafael Barros– repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo