Brasileiras Ana Patrícia e Duda Conquistam Ouro Olímpico

Facebooktwitterpinterest

Em um confronto emocionante na arena  olímpica de Paris, as brasileiras Ana Patrícia e Duda garantiram a medalha de ouro no vôlei de praia ao vencerem as canadenses Brandie e Melissa por 2 sets a 1.

A partida, disputada ponto a ponto, destacou a resiliência e o talento das brasileiras, que superaram a forte dupla canadense para conquistar o lugar mais alto do pódio.

Com a vitória, Ana Patrícia e Duda consolidam a hegemonia brasileira sobre as canadenses, ampliando para cinco o número de vitórias em seis confrontos diretos entre as duplas.

Primeiro Set

No primeiro set, as canadenses começaram dominando a partida. Com um saque agressivo focado em Duda. Brandie e Melissa conseguiram manter uma vantagem no placar durante a maior parte do tempo, chegando a vencer por 13 a 7 no placar.

A dupla brasileira não se intimidou e lutou ponto a ponto. A nossa leoa Ana Patrícia fixou seus olhares para as adversárias e voltou a comemorar muito cada ponto. O Brasil reagiu no jogo, mostrando todas as suas armas, como bloqueios e bolas de segunda muito bem executadas.

A virada veio em um momento crucial, com um ace de Duda, que colocou o Brasil à frente por 18 a 17. Ana Patrícia, mostrando extrema categoria, não economizou esforços, jogando até com o peito e a cabeça para manter a bola em jogo. O set foi decidido em uma emocionante troca de bolas, com Duda, de manchete, finalizando no fundo da quadra e fechando em 26 a 24 para o Brasil.

Segundo Set

O segundo set foi de domínio absoluto das canadenses, cometendo menos erros e se aproveitando das falhas das brasileiras. Brandie se destacou com sua força no bloqueio e velocidade nos cortes. A jogadora, de 32 anos, foi implacável e ajudou o Canadá a abrir uma vantagem confortável. As brasileiras, por outro lado, tiveram dificuldades para manter o ritmo e acabaram sucumbindo, permitindo que o Canadá fechasse o set em 21 a 12, empatando a partida.

Set Final: Haja Emoção

No set decisivo podíamos sentir a pressão nas areias. Não tinha mais volta e dali sairia as campeãs olímpicas do vôlei de praia feminino.

Mesmo com a enorme pressão e adrenalina as brasileiras mostraram por que são número um do ranking mundial. Desde o início, Ana Patrícia e Duda imprimiram um ritmo forte, aproveitando a queda de rendimento de Melissa, que estava mal na partida. Brandie tentou segurar as pontas sozinha, mas a estratégia das brasileiras de insistir no jogo em cima dela surtiu efeito.

Ana Patrícia foi uma muralha no bloqueio, enquanto Duda, com sua inteligência e visão de jogo apurada, conduziu a equipe. Os ânimos estavam à flor da pele, sobrando até para uma treta entre Ana Patrícia e Brandie com direito a encarada na rede.

O jogo terminou com um placar de 15 a 10 para o Brasil, garantindo a vitória por 2 a 1 e a tão desejada medalha de ouro.

Enquanto o Brasil celebra seu triunfo, as canadenses levam para casa a prata, fruto de uma campanha olímpica que começou difícil, com uma classificação sofrida pela repescagem, após uma vitória e duas derrotas na fase de grupos. Completando o pódio, a dupla da Suíça ficou com o bronze, em uma competição que ficará marcada na história do vôlei de praia.

 

Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Daniela Oliveira. Edição Cris Dissat. Fotos: Luiza Moraes/COB.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo