O Flamengo venceu e convenceu nesta tarde de sábado contra o Corinthians. Se aconteceram protestos antes do início do jogo, as arquibancadas foram só apoio durante a partida, com aquela pressão básica, para não perder o ponto da pressão. E o time respondeu a altura. O Flamengo encurralou o Corinthians no seu campo de defesa e tomou as rédeas da partida. A postura do time foi outra em comparação aos últimos jogos. Parece que a cobrança da torcida e deu uma amostra de que pode melhorar. Quase um pedido de segunda chance para o torcedor. (fotos Celso Pupo/DC Press).
Fim de jogo e Flamengo vence o Corinthians por 2 a 0 pic.twitter.com/vSMuadcrwy
— Fim de Jogo (@fimdejogo) May 11, 2024
E o jogo foi animado. Começando por um primeiro tempo de tirar o folego. O rubro-negro dominou o Corinthians e teve as principais ações. Bola na trave, defesas consecutivas do goleiro corintiano Carlos Miguel, pedidos de pênalti… Enfim, faltava apenas o gol e ele veio aos 19 minutos com Pedro, de biquinho, contando com ajuda do goleiro rival. Só não ampliou a vantagem na primeira etapa por falta de capricho nas finalizações. O Flamengo incomodava tanto por cima, quanto nas jogas por baixo.
No segundo tempo, parecia que a intensidade estava mais baixa, mas a pressão continuou. Flamengo no ataque e Corinthians se defendendo. Gerson avançou como se fosse um ponto e tocou para trás para o menino Lorran ampliar a vantagem. O time paulista poucas vezes viu a cor da bola. Gabi, que entrou no segundo tempo no lugar de Pedro, que se machu se esforçava para sair da marcação para guardar o seu gol. Mas não foi dessa vez. Vontade não faltou para o ídolo do Flamengo
A torcida, que apoiou os 90 minutos, saiu do estádio cantando e satisfeita com o desempenho da equipe, mas na saída dos jogadores deu aquela cobrada.
As Faixas
Algumas mudanças nas muretas das arquibancadas. Algumas faixas foram substituídas pelas de cobranças e também de apoio às doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Público e Renda
Geralmente em jogos que reúnem duas das maiores torcidas do Brasil, a expectativa é de bom público. Hoje não foi diferente. Ao todo no Maracanã: 56.929 presentes, 54.005 pagantes e renda foi de R$ 3.140.722,50. A expectativa era, ainda, mais alta de 65.000, o que era difícil de acontecer já que havia setores de isolamento entre as torcidas.
Arredores do Maracanã
Apesar do nervosismo natural antes de um grande jogo e pelo momento turbulento da equipe do Flamengo, o clima do lado de fora do estádio foi ameno. A torcida entrou com certa antecedência. Pelo lado do Corinthians, a chegada da caravana dos torcedores fechou a rua Eurico Rabelo com escolta do BEPE, mas uma preocupação porque muitos torcedores estavam sem ingresso. Segundo vídeos e reportagens que circularam ainda durante o jogo, houve confronto com o BEPE por tentativa de invasão.
Procedimento Padrão
Na chegada dos ônibus de Flamengo e Corinthians, como de costume, a polícia e organização fecharam a passagem da torcida. Apesar de alguns perfis no Twitter comentarem que o bloqueio foi por conta de possíveis protestos, essa ação acontece regularmente, com bloqueios de grade até que os times entrem no estádio. Nada de diferente hoje. Alguns torcedores xingaram sim, outros aplaudiram, mas nada para merecer um registro como um protesto.
Vamos esclarecer pic.twitter.com/nw9VGvp5B1
— Fim de Jogo (@fimdejogo) May 11, 2024
Participaram da cobertura – Cris Dissat (editora), João Pedro Faria (repórter – Projeto Educacional do Fim de Jogo com a Universidade Veiga de Almeida) e Celso Pupo (fotógrafo).