Flamengo x Fluminense é sempre especial e cheio de rivalidade e provocações, mas o deste sábado as provocações estavam ainda mais afloradas. Provocações influenciadas pelo fator Libertadores, claro, mesmo a final não sendo entre os dois times. No final, um tempo de cada e o placar 1 a 1. Lembrando: pelo Brasileirão. (Fotos: Celso Pupo)
A Provocação das Torcidas
Era um Fla x Flu “normal” de Brasileirão, neste sábado, no Maracanã. Mas virou o jogo das provocações das torcidas e tinha um motivo: a Libertadores da América. Antes da bola rolar, durante e depois do jogo, rubro-negros e tricolores não deixaram de se alfinetar.
Enquanto os atuais campeões gritavam “É campeão”, comemorando o título recente, os rubro-negros devolviam gritando “Tricampeão”. Além do grito de tricampeão, o rubro-negro ainda fez um mosaico com as taças conquistadas.
Um Tempo de Cada Time
O Flamengo foi melhor boa parte do primeiro tempo. Tomou a iniciativa no jogo, teve inúmeras chances e até mandou bola na trave. O Fluminense, por outro lado, tentou uma estratégia mais defensiva buscando dificultar a troca de passes do rubro-negro.
Apesar do tricolor ter tido algumas boas chances também, viu mais o Flamengo no ataque e Fábio salvar inúmeras vezes. No entanto, no finalzinho da primeira etapa o goleiro não conseguiu evitar o gol do Flamengo em um belo chute de Arrascaeta depois de deixar o zagueiro Nino para trás.
Na etapa final, o Fluminense mudou a postura e passou a frequentar mais a área do Flamengo. Tanto que o gol de empate não demorou a sair com Yony Gonzalez.
Daí em diante, o jogo ficou ainda mais brigado com chances para ambos os lados, tanto Rossi quanto Fábio salvaram. No final, uma pequena confusão entre os jogadores. Resultado: Gabigol e Nino expulsos.
Em meio aos lances do jogo, não podíamos deixar de reparar no técnico do Flamengo. Mesmo com um calor intenso, Tite estava com a tradicional blusa branca, de manga.
Em um momento, o comandante rubro-negro recebeu um colete que até pensamos que poderia ser devido a mancha de suor que formou na camisa dele, mas pelo que vimos PH Ganso reclamou com o árbitro que a camisa de Tite poderia confundir com a camisa do Fluminense.
A Chegada da Torcida
Como tem acontecido nos últimos jogos, os portões do Maracanã abriram um pouquinho antes das duas horas antes da partida.
O sol e o calor neste sábado foram grandes. Por isso, uma parte da torcida chegou cedo, mas a grande maioria esperou o sol baixar um pouquinho.
Público e Renda
Os ingressos para a torcida do Flamengo esgotaram de forma antecipada. Já para a do Fluminense ainda era possível comprar para o setor Sul antes da partida. No final, o total de 64.399 presentes, sendo 59.979 ingressos comercializados e renda de R$ 3.041.395,00.