Domingo de clássico no Maracanã, de Flamengo x Vasco. Além daquele clima habitual de um jogo grande como esse, ainda tinha a estreia de Tite no estádio sob o comando do rubro-negro. (Fotos: Rudy Trindade)
O jogo, que teve quase 70 mil presentes, foi equilibrado boa parte do tempo. Gerson foi o responsável por dar a vitória por 1 a 0 ao rubro-negro no segundo tempo.
Jogo Disputado e Decidido no Detalhe
O clássico começou movimentado e muito disputado. Nenhum dos dois times queria perder a bola para o adversário. Então, a retomada de cada bola perdida era com muita vontade de ambos os lados.
O som dos primeiros minutos de bola rolando mesclava os cantos das torcidas e os “êêê’s” do torcedor por cada bola brigada, cada bola roubada.
As chances iam surgindo para rubro-negros e cruzmaltinos, mas Rossi pelo lado do Flamengo e Léo Jardim pelo lado do Vasco conseguiam dar conta.
Aos poucos o Flamengo passou a dominar mais as ações do jogo e chegou com perigo por diversas vezes. De falta, em escanteio, com bola na trave….
O Vasco também chegou com perigo algumas vezes de cabeça, de falta. Mas, pelo menos na primeira etapa, o placar não se alterou.
O desenho do segundo tempo foi bem parecido com o primeiro. Um jogo muito disputado. Mas, o Flamengo teve um pouco mais de dificuldades e viu em um momento da partida o Vasco pressionar com uma boa sequência de jogadas. Rossi se saiu bem e salvou.
Mas quem saiu na frente foi o Flamengo. Em boa jogada de Gabigol, que entrou no lugar de Pedro na etapa final, Gerson chutou rasteiro, sem chances para Léo Jardim.
O jogo continuou brigado, o Vasco tentou, mas não conseguiu chegar ao empate.
Para este jogo, o Flamengo jogou com camisas personalizadas. Os nomes e números das camisas dos jogadores foram desenhados por crianças de seis projetos sociais.
Público e Renda
Um público excelente para Flamengo x Vasco. Foram quase 70 mil presentes – 69.473, sendo 64.542 ingressos comercializados. A renda foi de R$ 3.407.812,50.
Chegada dos Torcedores
Em dia de Clássico chegar cedo ao estádio é fundamental. E foi o que o torcedor fez, tanto de Flamengo quanto de Vasco. Por volta das 13h, já tinha um número significativo de torcedores no Maracanã. E até onde vimos não houve nenhum registro de tumulto ou confusão nos arredores do estádio, pelo menos antes da bola rolar. Infelizmente não podemos falar o mesmo do final da partida, que contaremos em uma matéria separada.
Os portões abriram cedo também, antes das 14h.
Para este jogo, quatro bilheterias do Maracanã estavam funcionando. A 1, 2 e 3 para o Vasco e a 4 para o Flamengo. Estranhamos, já que normalmente são duas para cada time.
O que nos passaram é que a configuração inicial realmente era essa – duas para cada time. Mas, a mudança pode ter ocorrido devido a demanda da torcida cruzmaltina, já que os torcedores do Vasco, obrigatoriamente, tinham que retirar o ingresso, inclusive o sócio-torcedor.
Já o Flamengo, os sócios-torcedores podiam acessar com a carteirinha e o QR Code.
Chegada dos Times
Flamengo chegou no Maracanã!@fimdejogo #maracana pic.twitter.com/u3799q2gZQ
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 22, 2023
Flamengo chegou no Maracanã!@fimdejogo #maracana pic.twitter.com/u3799q2gZQ
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 22, 2023
Participaram da cobertura a repórter Patrícia Bernardo e o estagiário Paulo Karam, integrante do projeto da DC Press/Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Fotos: Rudy Trindade.