Ana Patrícia e Duda venceram, nas areias da França, as japonesas Miki Ishii e Akiko Hasegawa por 2 a 0 e avançam para as Quartas de Final do vôlei de praia feminino. Com placares de 21 a 15 e 21 a 16, as brasileiras número 1 no ranking, não perderam nenhum set nessa Olimpíada e enfrentarão a dupla da Letônia em busca do tão sonhado ouro olímpico. (Fotos: Alexandre Loureiro/COB)
Brasil Forte nos Bloqueios
O favoritismo estava todo do lado das brasileiras, já que chegaram invictas nas Oitavas.
O começo de jogo foi como de costume, com ambas equipes se estudando. Ana Patrícia e Duda a cada ponto conversavam muito entre si combinavam as jogadas e os levantamentos. As brasileiras, por serem mais altas que as japonesas, focaram nos bloqueios na defesa e sempre jogando perto da rede para ganhar no confronto pelo alto.
Tanto Ana quanto Duda são atletas extremamente fortes no ataque e deram trabalho para as japonesas. De forma inteligente, Duda se aproveitava de espaços deixados pelas adversárias para com calma e classe pontuar para o Brasil. Já Ana Patrícia, muito eficiente nos bloqueios, aproveitava de todo seu 1,94 de altura para virar uma muralha pra cima das japonesas.
Ao longo do set, o Brasil foi se adaptando e fazendo vantagem no placar. As japonesas sabiam que no alto levavam desvantagem. Por isso, optavam por não encarar o bloqueio brasileiro e ficaram ambas no fundo da quadra para defender. Mas, não bloquear gigantes como Ana Patrícia e Duda foi uma estratégia perigosa e as japonesas não conseguiram se destacar. Com isso, a dupla do Brasil fechou bem o primeiro set com 21 a 15 no placar.
Domínio Brasileiro
Na segunda etapa, o Brasil começou dominando e abriu vantagem mais rápido do que no primeiro set. As brasileiras já tinham a estratégia montada e sabiam o que precisa ser feito para chegar à vitória. A dupla japonesa até tentou diminuir o ritmo do Brasil, pedindo pausas nos momentos mais dominantes das brasileiras, para tentar dar uma quebrada na sequência de pontos, mas sem sucesso.
Ana Patrícia e Duda fecharam o segundo set com tranquilidade por 21 a 16, fazendo 2 sets a 0. Com isso, avançaram para as Quartas de Final onde enfrentarão a dupla da Letônia, número seis do mundo, que se classificou em cima da dupla norte-americana.
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.