Bronze no Goalball Masculino dos Jogos Paralímpicos

Facebooktwitterpinterest

A seleção masculina de goalaball somou mais um pódio para o Brasil nas Paralimpíadas 2024, ao vencer a China na disputa pelo bronze. Os brasileiros garantiram a medalha ao superarem a melhor seleção no ranking dos Jogos Paralímpicos pelo placar de 5 a 3. (Fotos: Silvio Ávila/CPB)

Com um bom desempenho ao longo da competição, a equipe brasileira formada por André Dantas, Emerson da Silva, Parazinho, Leomon Moreno, Paulo Saturnino e Romário Marques, triunfou sobre grandes seleções na Rodada Preliminar. Eles ganharam de França (8×5) e Estados Unidos (13×8), além de ter empatado com o Irã (7×7).

No mata-mata, o Brasil atropelou o Egito por 10 a 0 pelas Quartas de final, mas acabou parando na Semifinal, ao ser derrotado pela Ucrânia por 6 a 4, dando adeus ao sonho do ouro.

A partida valendo o terceiro lugar contra os chineses foi uma reedição da final dos Jogos Paralímpicos 2020, em Tóquio. Na ocasião, os brasileiros se deram melhor ao baterem a equipe asiática por 7 a 2, conquistando o primeiro lugar no pódio.

O Jogo

A seleção brasileira abriu o placar faltando pouco mais de cinco minutos para acabar o primeiro tempo. Leomon arremessou com força, o quique da bola quebrou a defesa adversária e então ela parou no fundo da rede. Para quem não está familiarizado com o esporte: a quadra do goalball mede 9m x 18m, enquanto seu gol mede 9m x 1,3m.

O restante da primeira etapa foi de ataque contra defesa para os dois lados. A China veio assustar só no fim. Faltando nove segundos, Deyi Yu lançou, o quique da bola foi alto mas Emerson fez ótima defesa com os pés, mantendo o Brasil na frente.

No segundo tempo, os gols vieram bem no início. Com dois minutos, Parazinho acerta o arremesso por baixo do braço do adversário, marcando o gol. Na posse seguinte ao Brasil, Leomon acertou uma bola rasteira que passou no meio dos defensores, abrindo 3 a 0 no placar.

Faltando oito minutos, Leomon mandou com efeito a bola, que parou no fundo direito da rede, assim o terceiro gol do camisa 4 no jogo. A China marcou logo em seguida com Mingyuan Yang. O Brasil respondeu na mesma velocidade e Parazinho marcou novamente, deixando o resultado parcial em 5 a 1.

A China conseguiu converter mais dois gols na parte final da decisão, mas não foi o suficiente para virar o jogo. Com isso, o Brasil garantiu a medalha de bronze em Paris 2024. Esse foi o quarto pódio paralímpico seguido no goalball, tendo alcançado ouro nos Jogos de Tóquio (2020), o bronze no Rio de Janeiro (2016) e a prata em Londres (2012).

A Modalidade

O Goalball é um esporte praticado por pessoas com deficiência visual, seja total, parcial ou aqueles que só conseguem ver vultos. Como para os atletas a percepção auditiva é muito importante nesse jogo, é fundamental que no local haja o mínimo de barulho possível. A bola do jogo tem um guizo para emitir sons para que os jogadores possam se orientar.

A partida é dividida em dois tempos de 12 minutos. São seis jogadores, três em quadra e três no banco de reservas. Eles são, ao mesmo tempo, defensores e atacantes. Todos eles jogam com uma venda nos olhos.

A quadra mede cerca de  9m x 1,3m. Para se ter uma ideia, ela tem as mesmas dimensões de uma quadra de vólei.

Por Oliver Moraes – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Fotos: Silvio Ávila/CPB. Revisão de texto Patrícia Bernardo.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo