Pela primeira vez na história, os quatro grandes do Rio venceram a rodada de estreia do Campeonato Brasileiro. O Botafogo começou o jogo com tudo e antes dos cinco minutos de jogo já tinha aberto o placar, após boa cobrança de falta de Eduardo, Tiquinho Soares de cabeça colocou o Botafogo na frente. (foto Vitor Silva/Botafogo)
Os dois times criaram boas chances durante o jogo, e aos 14 do segundo tempo Calleri deixou tudo igual após tabelar com Luciano. A partida ficou lá e cá, mas as equipes aproveitaram pouco as chances criadas. Isso até o cruzamento de Cuesta encontrar Eduardo na área e além do gol, conseguir os primeiros três pontos da equipe na competição. O Botafogo volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o César Vallejo pela Copa Sul-Americana. Placar final 2 a 1.
Bastidores
Além da estreia no Brasileirão, com retorno à série A, o jogo tinha vários elementos para se tornar um momento especial, menos um deles: o preço do ingresso.
Com valor de R$ 100,00 a meia-entrada do Setor Leste, um dos preferidos dos botafoguenses, a reclamação foi generalizada e alguns boatos sobre um possível boicote ao jogo. Se isso realmente aconteceu não dá para afirmar com 100% de certeza, mas o público foi pequeno, com os setores superiores Oeste e Leste fechados: 11.708 presentes, 10.618 pagantes e renda de R$ 733.920,00.
Por problemas de saúde não conseguimos fazer a cobertura do jogo, inclusive para conferir a área de imprensa do estádio Nilton Santos. Recebemos as imagens da nova sala de coletiva, mas ficará para um próximo jogo, avaliar a área que fica na parte interna. (fotos divulgação Botafogo)
Colaborou com a matéria o repórter Antonio Brenna, integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press com a Universidade Veiga de Almeida.