Com a necessidade da vitória, o Botafogo entrou em campo nesta quarta-feira (14), pela Libertadores 2025, sob pressão e com as costas contra a parede. Apesar do cenário adverso, a equipe alvinegra manteve a tranquilidade durante a maior parte do jogo e construiu uma importante vitória por 3 a 2. Antes, só fez a galera infartar um pouco, porque gostam de emoção. Destaque para Artur, que marcou um golaço e deu uma assistência, sendo eleito o melhor em campo.
O Jogo
No primeiro tempo, o Alvinegro imprimiu um ritmo forte na marcação e foi para cima da equipe argentina. Apesar da impaciência da Torcida em alguns lances, criou oportunidades para marcar mais gols na etapa inicial. Em uma jogada construída desde a defesa, com 50 segundos trocando passes, Artur cruzou e Rwan Cruz chegou para conferir na segunda trave, para o delírio da torcida alvinegra, que aplaudiu a equipe na saída para o intervalo.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Botafogo mantendo a pressão. Aos sete minutos, Igor Jesus, após errar três cabeceios, desta vez acertou, após cobrança de escanteio de Alex Telles. Com o Botafogo absoluto no controle das ações, o árbitro Juan Benítez assinalou um pênalti duvidoso aos 17 minutos, convertido por Palacios, que também marcou o segundo, empatando a partida.
No minuto 42, veio o melhor lance da partida: Artur foi lançado, dominou com uma caneta no adversário e tirou do goleiro, garantindo a vitória do Botafogo. Foi para colocar o coração a prova.
Homenagem
O Botafogo homenageou um de seus maiores ídolos, que dá nome ao Estádio Nilton Santos. A “Enciclopédia do Futebol”, como era chamado, completaria 100 anos na próxima sexta-feira. A equipe carioca entrou em campo com flâmula, patch e braçadeira de capitão com a imagem do histórico lateral.
Público e Renda
No Estádio Nilton Santos, a torcida do Botafogo fez a festa e empurrou o time durante toda a partida. Com 26.613 presentes e 24.691 pagantes, o público mostrou força nas arquibancadas. A renda do jogo alcançou R$ 1.179.269,50. Outro destaque da torcida foi o mosaico exibindo a imagem do esqueleto do He-Man, personagem clássico de desenho animado.
Próximos Jogos
Na última rodada da Libertadores, o Botafogo enfrenta a Universidad de Chile, no dia 27, às 21h30. Já pelo Campeonato Brasileiro, enfrenta o Flamengo pela 9ª rodada, no Maracanã, às 18h30. Fotos Victor Silva/Botafogo
Por Jonatha Crispim – repórter do Fim de jogo, integrante da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Renata Graciano.