As Confusões na Transmissão de Flamengo 2 x 0 Volta Redonda

Facebooktwitterpinterest

No Maracanã, Flamengo e Volta Redonda jogaram uma das partidas da semifinal da Taça Rio, com o rubro-negro vencendo por 2 a 0, os dois de Bruno Henrique e destaque do goleiro Douglas do Voltaço, que garantiu não ter um placar mais elástico. O detalhe interessante foi a quantidade de elogios na transmissão da FlaTV, o que pode ser um ponto bem positivo no meio da confusão na transmissão da partida.

MyCujoo e os Problemas na Plataforma

Assim como a outra semifinal entre Fluminense x Botafogo, fora das quatro linhas, o movimento de Flamengo x Voltaço foi muito grande. Tudo começou na sexta-feira, com o aviso que o jogo seria transmitido pela plataforma MyCujoo, ao valor de R$ 10,00 e não gratuita no Youtube. Se a reação foi complicada na hora do aviso, o domingo foi muito pior, já que as dificuldades para acessar e pagar para assistir eram intermináveis.

Acompanhamos as reclamações pelo Twitter e fomos testar para ver se a dificuldade era realmente complicada. Era mesmo. Não custa lembrar que testes e experiências como essa sempre são feitas com antecedência ou com alguma previsão de alcance. Há muitos anos, era a turma Nerd que sempre entrava de cabeça nessas questões, testando programas, atualizações e as versões beta. O Youtube surgiu assim e até o gmail – para a turma mais nova – também.

Para quem lida com user experience, o que aconteceu neste domingo é um verdadeiro “case” negativo para estuda e encontrar soluções. Uma avalanche de gente querendo pagar e um sistema que não suportou. Ou seja, dinheiro perdido, mesmo com o alcance obtido.

Tentamos pelo celular, usando o navegador do aparelho. Nada. Depois experimentamos o aplicativo. Nada. Partimos para o desktop e depois de algumas tentativas chegamos na página com inclusão de dados do cartão. Preenchi e nada aconteceu. Página congelada e mesmo os torcedores mais pacientes desistiram. Recebemos relatos de gente que ficou tentando por horas e outros que fizeram a compra no sábado e nada aconteceu. Ou seja, não foi apenas uma grande quantidade de gente em cima da hora.

 

Tem Transmissão, Não Tem Transmissão

O debate online passava para a pressão online para que o Flamengo liberasse a transmissão gratuita pela FlaTV, como foi o jogo anterior, já que muita gente não conseguia entrar na plataforma Mycujoo.

Quando o jogo começou a FlaTV continuou a transmissão, que havia iniciado no pré-jogo, com chegada do time e bastidores. Uma imagem avisando que a transmissão pelo Youtube seria aberta vazou no Facebook, mas a postagem foi deletada e o aviso era que tinha sido por engano. Parece que não foi.

Números da Transmissão

Enquanto escrevia essa matéria, chequei os números da transmissão que já havia alcançado 8.883.668 visualizações. Durante o jogo, observamos números como 1.5M e 1.8M simultâneos, sem quedas ou problemas de conexão no Youtube.

O que foi muito rápido, diferente dos padrões habituais, foi a bolinha na tela da transmissão de Fluminense e Botafogo, da TV Globo, informando o gol do Flamengo. O aviso, em função do delay das transmissões online, saiu bem antes do gol de Bruno Henrique aparecesse na transmissão do Youtube.

Na entrevista do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, na FlaTV após o término do jogo, ele comentou que foram cerca de 100 mil no MyCujoo no Brasil e mais 5 mil de compra do exterior. Mas nessa entrevista, como era previsível, não se falou em devolução do valor pago, confirmação de arrecadação (já que para sócios torcedores era gratuito).

Com a quantidade de problemas que surgiram com a plataforma será preciso um bom trabalho de marketing para que a má impressão passe. Não vai ser uma tarefa simples.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *