Mais um brasileiro fazendo história nessas Olimpíadas. Alison dos Santos, o Piu, supera barreiras desde a sua infância e nas Olimpíadas de Paris não foi diferente. Superou uma de 400m e garantiu mais uma medalha para o Brasil.
Piu fez o quarto melhor tempo nas Semifinais, com 47 segundos e 95 milésimos, e na final superou este tempo com 47 segundos e 26 milésimos. O feito garantiu o pódio com o terceiro lugar e o bronze.
Arrancada para o Bronze
No aquecimento, Alison tinha um semblante tranquilo. A gente fica imaginando o que se passa na cabeça de um atleta nesse momento. Representar o país e ser uma das esperanças, não deve ser fácil administrar o nervosismo nessas horas.
Quando deu a largada, Alison estava na raia de número seis. O brasileiro saiu um pouco mais atrás, comparado com os concorrentes. Conforme o ritmo da prova foi aumentando, Piu também aumentava a passada, pulando as barreiras com excelência, como costuma ser nas competições.
Aos poucos, o brasileiro arranca e diminui a diferença entre a sexta e terceira posições. Com isso, Piu saltou de sexto para a quarta posição. Os últimos dez segundos de corrida foram emocionantes, com o brasileiro chegando junto do francês Clement Ducos, que estava em terceiro. Ultrapassou o atleta e assumiu a terceira colocação. O bronze em Paris veio por 50 milésimos de diferença.
Superando Barreiras e Ganhando o Mundo
Alison dos Santos vem empilhando medalhas por onde passa. Já tinha conquistado a medalha de ouro no Pan Americano, em 2019, e a de bronze em Tóquio 2020, ambas conquistas no 400m com barreiras.
Por Rian Olis – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo. Fotos: Wander Roberto/COB e Gaspar Nobrega/COB