Quando falamos que o Rio Open vai além das quadras, não é uma expressão. Na verdade, existe muita coisa acontecendo durante todo o período do torneio – que vai até o dia 24 de fevereiro, no Joquei Club.
Todo torneio tem um pôster para marcar o evento do ano e em 2019 acabou ganhando mais espaço, literalmente. O artista plástico, Raul Morão, criou além do pôster oficial, uma escultura com 91,5cm de altura, a mesma da rede oficial das quadras.
Exposições, histórias… @rioopenoficial vai muito além das quadras. Escultura que fez parte dos estudos para a criação do pôster oficial do #rioopen – artista Raul Morão. E aproveitamos pra brincar com as imagens @SamsungBrasil pic.twitter.com/b7pJ2kHW03
— Fim de Jogo (@fimdejogo) 21 de fevereiro de 2019
O artista esteve nesta quinta-feira, no Rio Open, onde aconteceu um coquetel no espaço onde estavam as peças. Morão conversou conosco explicando sobre o processo até a criação das peças, que estão em exposição no Leblon Boulevar.
“O pedido era para a criação de um pôster e poderia ter partido para fazer uma ilustração gráfica, que depois se transformaria no produto final. Mas resolvi levar o tênis para dentro do atelier. Lá acontece pintura, escultura etc e comecei a olhar o tênis – que acompanho desde a infância – pensando no trabalho”.
Ele começou pensando nas peças que compõe o tênis e depois foram colagens, esculturas e um ensaio fotográfico, com Pepê Schettino. Depois de dois meses de trabalho, o material ficou pronto. Quem vier ao Rio Open terá a possibilidade de conhecer as peças.