Os torcedores vascaínos precisaram de muita paciência e coração forte, mas no final deu tudo certo para o Vasco, que venceu o Volta Redonda nos pênaltis. O jogo em São Januário foi em pleno sábado de Carnaval, e depois dos últimos resultados, não teve um bom público.
Com arquibancadas visivelmente tensas, torcedores tiveram que assistir um primeiro tempo sem muita inspiração do Vasco e um Volta Redonda que aproveitou o melhor rendimento para abrir o placar, com Ygor Catatau. (Fotos: Matheus Lima/Vasco).

O empate saiu no segundo tempo, depois que o Vasco voltou bem melhor, diminuindo os espaços do Volta Redonda. Diniz acertou as mudanças no sistema ofensivo, e aos 21 minutos, Claudio Spinelli subiu mais alto que a defesa para completar um cruzamento de Carlos Cuesta e igualar o placar. Um alívio parcial, porque os pênaltis vinham pela frente.
Nas cobranças, o Vasco esteve melhor também marcou com Johan Rojas, Tchê Tchê, Spinelli, David e Puma Rodríguez. Já o Voltaço converteu três cobranças com Lucas Adell, Wagninho e Rafael Augusto. Com isso, o placar final foi em 5 a 3 nos pênaltis e garantiu a vaga na semifinal do Carioca.

Público e Renda
Apesar da classificação, os números confirmam uma partida com público bem abaixo da média histórica de São Januário. Foram ao todo, 8.512 presentes, 8.000 pagantes e renda: R$ 373.636,00.
Clima no estádio
Ao longo do jogo, São Januário foi palco de muitas reclamações e vaias, principalmente contra a atuação inconsistente do time no primeiro tempo. A torcida, impaciente com a dificuldade de criar chances claras e com a leitura de jogo em determinados momentos. Com a vaga assegurada, o Vasco agora espera o vencedor de Fluminense x Bangu para disputar as semifinais do Carioca 2026.
