O cenário do primeiro tempo, com praticamente ataque com defesa, se repetiu no segundo tempo e com uma questão a mais: a expulsão de Barros. Com isso, a pressão do Flamengo que já era grande, só aumentou. O Vasco não conseguiu sair da defesa em boa parte do jogo. Graças as defesas incríveis de Leo Jardim o placar ficou em 1 a 0, com gol de Carrascal.

O time principal do Flamengo mostrou que veio com segurança e com uma estratégia de jogo, sem deixar o adversário respirar. O que dava para ver nas arquibancadas é que os rubro-negros gostaram do viram. A Torcida do Vasco empurrou várias vezes e cantou nas arquibancadas, mas era difícil não ser impactada com o que via em campo.

Foi um primeiro tempo em que o Flamengo prendeu o Vasco na defesa, que tinha muita dificuldade de sair. A marcação alta foi empurrando, cada vez mais o cruzmaltino para trás. O Flamengo forçava o erro da defesa e o Vasco tentava sair no contra ataque, mas para isso não podia cometer erros, porque sempre havia dois ou três em cima. Mas conseguiu em alguns momentos e quase marcou. Do outro lado, Leo Jardim fez alguns milagres com defesaças que salvaram o Vasco de tomar gol no primeiro tempo, que terminou em 0 a 0. (fotos Celso Pupo/DC Press)
Outro ponto interessante que deu para observar do alto, foi a defesa do Flamengo, em vários momentos plantados em uma linha de quatro para cortar o ataque do Vasco. Para o primeiro jogo da temporada, o rubro-negro estava muito bem na estratégia na primeira etapa da partida.

Cadê o Campo?
O efeito da fumaça e fogos sempre fica especial no início dos jogos, mas de repente não havia vento e a fumaça se concentrou no campo. Olhando para frente, dava para ver que ela não se deslocava para cima, como acontece normalmente. Com isso, o início da partida atrasou até que fosse possível enxergar alguma coisa em campo.

Público e Renda
Existiam muitas dúvidas se esse clássico atrairia um ótimo público. Nas primeiras parciais, a dúvida continuava e quando a cobertura do FimdeJogo começou, e o movimento era bem reduzido, continuava a questão: Será que o torcedor vem? Mas foram chegando chegando e chegando até que o Maracanã recebeu um ótimo público. Não estava lotado, e observamos vários pontos com espaços, mas foi bem acima das expectativas iniciais.
No total foram 50.504 presentes, 47.595 pagantes e renda R$ 2.821.195,00.

Chegada com Chuva
Se não fosse janeiro e a a temperaturas estivessem nas alturas há poucos dias atrás, parecia outono. Temperaturas caíram, havia uma névoa densa por volta das sete e meia da noite, quando ela chegou de novo e com força. A chuva caiu com vontade antes do jogo entre Flamengo e Vasco, pelo Carioca 2026.
Serviu para o pessoal entrar mais cedo no Maracanã e para os ambulantes faturarem vendendo centenas de capas de chuva e quem aproveitou antes dela cair conseguiu até pagar um pouco menos. As bilheterias viraram marquises para se proteger da chuva, assim como embaixo da passarela que estava disputadíssima. Depois melhorou.
Chuvaaaaaaaa
Bilheteria com nova função
Flamengo x Vasco pic.twitter.com/hA1j8HGp71— Fim de Jogo (@fimdejogo) January 21, 2026
Bilheterias e Acessos
Todas as bilheterias fechadas e parece que teremos essa dinâmica frequentemente, por isso o torcedor precisa se programar com alguma antecedência para não ter problemas. Um dos acessos do Setor Sul, do Vasco, o B, ficou fechado e o movimento só melhorou já por volta das 8 da noite. Do lado do Flamengo, uma circulação maior de torcedores e, novamente, muitos turistas.


Gramado e Corredores
Com o tempo fechado para jogos, o Maracanã divulgou sobre o cuidado com o gramado – que estava realmente muito bom – e uma manutenção nos pisos dos anéis externos. Como não temos mais acessos em outras áreas, registramos apenas o que foi feito próximo às cativas. O que complicou foi só a queda dos sistemas e por uns bons minutos, a galera não conseguiu comprar nada, porque nem o QR Code funcionava, pelo menos no trecho de acessos das cativas.
Olhando o aviso do @maracana sobre a reforma do piso do anel externo
Esse é o das cativas pic.twitter.com/u7jbwxOJfO— Fim de Jogo (@fimdejogo) January 21, 2026
Estacionamento
Novamente vamos dar a mesma sugestão para a Prefeitura do Rio. Muita gente, principalmente, durante o Carioca, não tem a menor ideia da programação de jogos no Maracanã. Por que não colocar um QR Code nas placas direcionando para uma área no site da Prefeitura com a programação dos jogos. Hoje, vimos muitos carros rebocados em diversas ruas transversais à Rua Eurico Rabelo. Motivo? Um monte de gente nem sabia que tinha jogo hoje.