O Flamengo recebeu o Nacional em partida válida pela BCLA (Basketball Champions League Américas) e saiu derrotado pelo placar 76 x 95, após uma partida de um aproveitamento muito alto da equipe uruguaia. Enquanto tudo dava certo para o Nacional, o Flamengo cometia erros que custaram o placar elástico, construído, principalmente, no primeiro quarto. O rubro-negro volta a quadra nesta quinta-feira (20/01), agora pelo NBB, onde está em primeiro lugar na tabela.
Primeiros Quartos Ruins e Vantagem Larga
O primeiro quarto começou muito bom, com as duas equipes trocando cestas e o placar apertado, além de disputas muito fortes dentro do garrafão. Porém, na metade final do período, o Flamengo começou a errar mais arremessos, perder muitos rebotes e lances livres. O Nacional não desperdiçou a oportunidade e abriu vantagem, terminando o primeiro quarto 22×34.

O segundo quarto começou com poucos pontos, os dois times errando bastante, mas o Nacional ainda mais consistente que o Flamengo. A equipe rubro-negra continuou errando, tanto nos arremessos de três e nos lances livres. No final, o Nacional voltou a ter um aproveitamento muito bom, aumentando a vantagem, indo para o intervalo com o placar de 39×59.

Terceiro e Quarto Quartos Melhores
O Flamengo voltou melhor para o terceiro quarto, mas com a missão de tirar uma grande vantagem do placar. Os arremessos até voltaram a cair, em um período o Flamengo diminuiu a vantagem que era grande, mas no final o jogo se equilibrou e a vantagem de 20 pontos permaneceu, terminando 53×73. Isso foi um estímulo à torcida presente, que não desistiu em nenhum momento. Aliás, isso é uma constante em jogos de basquete, que sempre apoiam o time do início ao fim.
Pessoal empurrando
61×73@TimeFlamengo pic.twitter.com/bJBqSfThT9— Fim de Jogo (@fimdejogo) January 19, 2026
No último quarto o Flamengo chegou a dar uma esperança para a torcida, diminuindo a vantagem de 20 para 12 pontos. Mas, após um tempo técnico, o Nacional voltou a mostrar muita intensidade e precisão, marcando a saída de bola e aproveitando os arremessos, terminando o jogo 76×95.
Tempo pedido pelo Nacional, Flamengo volta diminuindo a vantagem de 20 para 12 pontos.
4Q – Flamengo 61×73 Nacional@fimdejogo pic.twitter.com/SkIw3rv8Mp— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) January 19, 2026
Público Presente
Com promoção de ingressos do Flamengo para a arquibancada e uma grande divulgação da partida, nem a chuva atrapalhou a galera, que veio em bom número para o ginásio curtir a véspera de feriado no Rio. O público registrado foi de 1.348 presentes.
Vale lembrar que foi observada uma mobilização por parte dos torcedores, que replicaram a informação sobre ingressos gratuitos nas redes sociais e em grupos de Whatsapp.

Bom Público e Barulhento no Maracanãzinho
O Flamengo divulgou bastante a partida de hoje, além de ter feito uma promoção em que os ingressos saíam de graça no setor arquibancada, usando um cupom de desconto. A resposta foi boa e a torcida compareceu em bom número.
Como é de praxe, a torcida entrou em cima da hora, mas quem veio estava bem animado. Muitas faixas das organizadas foram colocadas ao redor da quadra, além da presença da bateria. Durante a partida, mesmo com o Flamengo atrás e com um placar largo, a torcida se mostrou confiante e apoiou até o final, mas o resultado não veio.
Nossos Bastidores
Contamos sobre os bastidores dos jogos e nosso também. Enquanto os repórteres fazem a cobertura nas redes sociais e também matéria aqui, o Celso Pupo cuida das fotos.
Cobertura: Cris Dissat, Celso Pupo (fotógrafo) e Rodrigo Pinho (integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida – supervisão Daniela Oliveira)