O Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Hora de conhecer os melhores da competição que, tradicionalmente, é realizada na segunda-feira após o término da competição. Este ano, a cerimônia foi no Roxy Dinner Show, nova Casa de Shows, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Com relação aos últimos anos, o evento teve uma presença de atletas e convidados bem menor, o que provavelmente foi responsável pela demora no início da cerimônia. Muitos jogadores não puderam estar presentes por conta da preparação para às Semifinais da Copa do Brasil (Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco) e o Intercontinental de Clubes, no qual o Flamengo participa. Mas por que os outros não foram? Essa não vamos ter a resposta.

A Cerimônia
A cerimônia foi apresentada pela atriz Juliana Paes e pelo humorista Marcelo Adnet. A festa contou com homenagens aos campeões das séries A, B,C e D do Brasileirão Masculino, das séries A, A1 e A2 do Brasileirão Feminino, das categorias de base masculina e feminina, além dos campeões das modalidades de E-Sports (videogame).
Os melhores de cada posição do futebol masculino e feminino foram apresentados de forma alternada. Foram conhecidos também os gols mais bonitos, os craques, os artilheiros, os melhores treinadores, revelação e melhores árbitros.
O Campeão do Brasileirão Masculino 2025, Flamengo, teve quatro jogadores na Seleção do Campeonato (Rossi, Léo Pereira, Jorginho e Arrascaeta). Arrascaeta também foi eleito o craque da competição. A revelação do campeonato foi o jovem Rayan, do Vasco.
- Seleção do Brasileirão Masculino: Rossi, Paulo Henrique, Léo Pereira, Fabrício Bruno, Reinaldo, Lucas Romero, Jorginho, Arrascaeta, Matheus Pereira, Vitor Roque e Kaio Jorge. Técnico: Rafael Guanaes (Mirassol)
- Seleção do Brasileirão Feminino: Nicole, Isabela, Isa Haas, Marisa, Gisseli, Brena, Lorena, Gabi Zanotti, Duda Sampaio, Amanda Gutierres e Letícia. O técnico é Jonas Urias (Cruzeiro)
- Gols mais bonitos: Pedro (Flamengo) e Érika (Corinthians).
- Craques do Campeonato: Arrascaeta (Flamengo) e Gabi Zanotti (Corinthians).
- Artilheiros: Kaio Jorge (Cruzeiro) e Amanda Gutierres (Palmeiras).
A Chegada da Imprensa
As informações para quem trabalha foram um pouco confusas. A retirada do credenciamento de imprensa estava prevista até 18h, e só depois desse horário foi permitido o acesso.
A cerimônia atrasou um pouco e foram, pelo menos, duas horas de espera e zona mista com os diretores, presidentes e atletas que chegavam aos poucos. Normalmente, essa é uma área bem movimentada, mas com o número reduzido de jogadores que compareceram ao evento não foi o ideal para a cobertura, com poucas entrevistas a serem realizadas. Pouquíssimos indicados ao prêmio estiveram presentes.
A imprensa ficou na área superior do Roxy, como em geral acontece, e a quantidade de jornalistas foi bem semelhante às edições anteriores, só que, pelo que deu para observar, é preciso um planejamento diferente para 2026.
Cobertura: Cris Dissat (editora), Rodrigo Pinho (repórter do Blog Fim de Jogo e integrante do Projeto DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida), Fotos Celso Pupo. Revisão Patricia Bernardo







