O Botafogo recebeu, na manhã deste domingo (26/10), o Unifacisa, em General Severiano, pelo NBB 2025/2026. Após uma partida marcada por um baixo aproveitamento da equipe nos arremessos, o Alvinegro saiu derrotado pelo placar de 72 x 85. A equipe volta às quadras no dia 29 de outubro, contra o Mogi, fora de casa.
Primeiros Quartos Opostos
O Alvinegro fez um primeiro quarto muito consistente. A equipe teve muita eficiência nas jogadas, não deixando o Unifacisa se aproximar e construindo uma boa vantagem para a sequência do jogo. Com isso, venceu o primeiro quarto por 27 x 15.
O segundo quarto tinha tudo para ser tranquilo. O Botafogo construiu um bom placar e vinha bem na partida, mas o rendimento caiu muito. O time começou a errar muitos passes e o aproveitamento foi baixíssimo. A equipe fez apenas nove pontos no quarto e viu a vantagem construída virar desvantagem. O Unifacisa melhorou e foi eficiente nas suas jogadas, o que deixou os torcedores presentes bem impacientes. O placar foi de 36 x 38.

Mais Dois Quartos Opostos
O terceiro quarto começou bem animado e equilibrado. As duas equipes aproveitando bem as jogadas e o placar sempre muito próximo. Foi um bom nível de basquete.
Na metade do período, o Botafogo cresceu no jogo, a torcida veio junto e a equipe abriu uma boa vantagem, fazendo a galera vibrar bastante. Na metade final, o time do Unifacisa voltou a acertar bastante, deixando o jogo muito parelho até o final do quarto, que terminou 60 x 62.
O último quarto começou com um Botafogo desligado, que viu a vantagem da equipe adversária subir para 10 pontos em um minuto. O período continuou com o Unifacisa sendo preciso em suas jogadas e o Alvinegro muito nervoso, pecando bastante nos arremessos, o que fazia a vantagem larga dos visitantes aumentar ainda mais.
O Botafogo até tentou, mas não conseguiu diminuir a vantagem imposta no começo do quarto, terminando a partida em 72 x 85.
Show do Intervalo
O intervalo foi marcado por algumas ações do clube. Começando com a premiação do basquete Sub-22 que foi campeão Carioca da categoria em cima do Flamengo.
Na sequência, foram escolhidos alguns jovens torcedores para uma competição de lances livres, para a alegria e animação da criançada e dos pais presentes.
Atividade com as crianças durante o intervalo valendo uma camisa do Botafogo@fimdejogo pic.twitter.com/cDwDz4Bacd
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 26, 2025

Público e Renda
Em uma manhã quente de domingo, a torcida compareceu em um bom número, de acordo com a capacidade do Ginásio Oscar Zelaya. O público foi de 638 presentes (a capacidade do local é de até 1000 pessoas) e a renda foi de R$4.000,00.
Torcida botafoguense escolheu manhã de muito sol no Rio para vir apoiar o time@fimdejogo pic.twitter.com/V7U4ujYvDm
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) October 26, 2025

Caminho Até o Ginásio
Foi um domingo de calor intenso no Rio, com mais de 35 graus. Mesmo sendo um final de semana, o trânsito estava um pouco complicado. Isso porque tinha um show na Lapa e havia também as praias lotadas. Então, a movimentação nas ruas estava grande.
Chegar ao ginásio de General Severiano não é uma tarefa fácil para quem está indo pela primeira vez e não conhece muito bem o local. Não pela localização. O ginásio fica na sede do clube, em Botafogo. Mas o ginásio não é tão visível para o torcedor, que precisa contornar o bar principal e a piscina para chegar à quadra poliesportiva.
Em dias quentes, como deste domingo, o torcedor que é sócio do clube ainda pode aproveitar e se refrescar na piscina da sede.
Cobertura: Rodrigo Pinho e Ana Clara Souza – repórteres do Fim de Jogo e integrantes do projeto da DC Press/Fim de Jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Edição Patrícia Bernardo.