Na tarde desse domingo, o Fluminense venceu Botafogo pelo Brasileirão, por 2 a 0, com gols de Cano e Lima. O tricolor interrompeu uma sequência de oito derrotas seguidas no clássico vovô. Apesar da vitória, a estreia do novo treinador do Fluminense, Zubeldia, não foi das mais tranquilas porque nas substituições foram muitas vaias para a entrada de Soltedo, por exemplo.
As equipes não apresentaram um bom futebol. Vem de fases e resultados difíceis e, apesar da vitória tricolor, o jogo foi devagar do início ao fim e não empolgou nenhum dos dois lados, nem as arquibancadas. Com exceção dos gols e uma bola na trave do Botafogo, não há muita história pra contar sobre o jogo. (fotos Celso Pupo/DC Press)
Times em Campo
Os torcedores já se acostumaram a ver a criançada entrando com os times antes da bola rolar. Mas, hoje, quem acompanhou pela televisão deve ter visto que a garotada parecia meio crescida, não acham? Hoje a entrada das equipes foi linda com diversos idosos entrando, bem devagar, em referência ao apelido “clássico vovô”, que foi dado ao jogo Fluminense e Botafogo. Um jeito lindo de acolhimento e para dar carinho a essa turma que, com certeza, acompanha seus times há muitas décadas.
Público e Renda
A gente sempre espera um bom público de um clássico no domingo, mas nesse de hoje não deu muito certo. Público bem abaixo do que poderia ser um Fluminense x Botafogo. Setor Leste Superior fechado e Setor Norte só com um trecho para a Torcida do Botafogo. No total foram 18.252 presentes, 15.781 pagantes e renda de R$942.703,50.
Novidades – Salas Sensoriais no Maracanã
Este jogo marca a abertura de duas salas sensoriais no Maracanã. Pelo cumprimento da Lei Estadual, que estabelece a criação de “Salas do Bem” em locais públicos e privados, incluindo estádios. As salas estão localizados no último pavimento ou parte superior do setor oeste.
Elas atendem crianças, adolescentes e adultos com TEA (transtorno do Espectro Altista) e contém isolamento acústico, iluminação suave, pufes, almofadões e painéis interativos de futebol. Além de informações em braile e alto relevo para deficientes visuais. A sala comporta até 18 pessoas, sendo duas monitores do Maracanã, quatro pessoas altistas e quatro acompanhantes por pessoa com TEA. Toda operação de venda de ingressos ou gratuidades ficam na responsabilidade do clube mandante da partida.
Detalhes das novas salas sensoriais do Maracanã, inaugurada na partida de hoje entre Fluminense e Botafogo.
– Capacidade para 18 pessoas (2 monitores do Maracanã, 4 pessoas com autismo e 4 acompanhantes por pessoa)
– A distribuição das gratuidades são realizadas pelo mandante
(+) pic.twitter.com/3ONmd37O5Z— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) September 28, 2025
Arredores do Maracanã
Em dias de jogo todo o entorno do Maracanã tem sempre uma logísticia definida para a chegada das torcida. A programação das interdições é divulgada pela CET Rio, com 24 horas de antecedência, como foi feito hoje, mas parece que não foi exatamente assim. O fechamento das ruas estavam programado para 13h, porém só aconteceram perto de 14h, com exceção da Avenida Maracanã que permaneceu liberada, assim como o Viaduto Oduvaldo Cozzi. Em geral, quando essa mudança ocorre é porque a pré-venda foi abaixo do que estava previsto. Mesmo a chegada de organizada sem os fechamentos não atrapalhou a chegada dos torcedores nem o trânsito.
Organizada do Fluminense chegando pic.twitter.com/DtaKycOCvk
— Fim de Jogo (@fimdejogo) September 28, 2025
O clima do pré jogo foi tranquilo, sem briga ou confusões e muitos torcedores chegando juntos. Porém vale lembrar que hoje não era jogo de torcida mista, mesmo nas cativas, só que alguns torcedores do Botafogo deram um jeitinho para ficar por lá.
Bilheterias fechadas, com exceção da de número 1, na Avenida Maracanã que ficou aberta até o fim do primeiro tempo para venda de ingressos, mas nada de filas enormes hoje. O reflexo se deu nas arquibancadas do Maracanã que, para um clássico, recebeu um público menor que o esperado.
Chegada dos torcedores na rampa do metrô e acesso ao portão A.
15h22 – Fluminense x Botafogo@fimdejogo pic.twitter.com/GZ52CxQaLt— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) September 28, 2025
Cobertura: Cris Dissat (editora), Rodrigo Pinho e Luiz Christo (integrantes do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e a Universidade Veiga de Almeida, supervisão Daniela Oliveira). Fotos Celso Pupo/DC Press