A Seleção Brasileira Feminina conquistou seu nono título da Copa América ao vencer a final contra a Colômbia, no dia 2 de agosto. Depois de um jogo eletrizante no tempo normal e na prorrogação, que terminou empatado em 4 a 4, as brasileiras venceram por 5 a 4 nos pênaltis. Com o triunfo, reafirmou sua hegemonia no futebol sul-americano e reacendendo a esperança da torcida para um novo ciclo de conquistas. (Fotos: Lívia Villas Boas/CBF)
A Expectativa para a Copa do Mundo de 2027
A vitória é simbólica não apenas pelos números, já que agora são nove títulos em 10 edições, mas pelo momento histórico que o futebol feminino brasileiro vive: a dois anos de sediar, pela primeira vez, uma Copa do Mundo Feminina.
Após a conquista, Marta se emocionou ao falar sobre o futuro do futebol feminino no Brasil. Em coletiva, declarou que, independentemente de estar ou não presente na Copa do Mundo de 2027, estará torcendo com todo o coração por essa nova geração de jogadoras.
“Independentemente de estar aqui ou não, vou estar torcendo muito para essas meninas. Eu acredito muito nesse grupo e no trabalho que o Arthur vem fazendo”, disse, emocionada.
A fala resume bem o espírito coletivo da camisa 10, que mesmo perto do fim de sua carreira, continua sendo símbolo de inspiração, liderança e amor pela amarelinha.
O Fortalecimento do Futebol Feminino
O Brasil, que será palco do maior evento do futebol feminino mundial, encara essa conquista como mais do que uma taça. É um sinal de fortalecimento, visibilidade e investimento em um esporte que por décadas foi negligenciado, silenciado e até proibido.
A vitória na Copa América também garantiu ao Brasil uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, dando à Seleção um calendário bem definido e a oportunidade de seguir com um trabalho a longo prazo.
Mais do que isso, chama a atenção do mundo para o Brasil não só como uma potência dentro de campo, mas como um país que, enfim, começa a entender a importância de valorizar o futebol feminino.
A dois anos do Mundial, o título continental mostra que o futebol feminino brasileiro está finalmente pronto para voar mais alto. O apoio crescente da torcida, os investimentos dos clubes e o aumento da visibilidade midiática indicam um futuro promissor.
Em 2027 os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil que tem a chance de fazer história dentro e fora de campo.
Por Ana Clara Souza – integrante do Projeto Educacional do FimdeJogo/DC Press e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.