Quando resolvi criar o FimdeJogo não imaginava que chegaria a maioridade, com 21 anos no ar. Começamos antes do WordPress estourar, do Twitter surgir, um dia antes do Facebook entrar no ar, do Youtube ganhar o espaço que tem hoje. Então nem precisa comentar que Instagram, Tik Tok e Threads eram sonhos que nem “sonhados” eram.
As máquinas fotográficas digitais começavam a se mostrar uma excelente opção e os celulares…. engatinhavam com visores mínimos, conexão dificílima e vídeos quase impossíveis de serem feitos com eles. Mídias independentes não tinham a definição que tem hoje, se colocando na mesma linha dos grandes veículos tradicionais. Blog era diário. E ID era quase como uma identidade, como falavam os americanos. Blogs não eram credenciados e as pessoas não conseguiam entender bem do que se tratava. O enquadramento para contar a notícia mudou e passamos a olhar as coisas do outro lado e contar tudo para o público. A lista é grande e apesar de tantas conquistas a nossa batalha ainda é grande.
Imagina, então, promover um debate inédito de presidenciáveis do Flamengo (aqui um abraço a minha grande amiga Vivi Mariano). Ninguém sabia bem o que aquele “povo” estava querendo. Mas era simples: só queríamos nosso espaço no jornalismo. Apesar de saber que o Twitter anda em um ritmo pesado, foi ele que me deu voz e a pressão de quem me acompanhava é que ajudou.
Ainda ficamos em filas de espera para ter espaço em certas coletivas, torneios e lançamentos, porque, muitas vezes, temos que esperar a sobra de vaga, mas não desistimos e vamos atrás. Acredito que abrimos caminhos pra outros projetos de tantos colegas.
Impressionante como acompanhamos toda essa evolução e chegamos até aqui. Tanta gente já passou pela nossa história (eu e Celso que nunca desistimos)
Evolução Digital e a Inteligência Artificial
E vai uma pergunta para que vocês possam entender exatamente todo esse sentimento: Onde você estava em 2004? Nós? Na janela do meu apartamento começando as coberturas do FimdeJogo.
Depois de passar pelo início dessa revolução digital complexa, resolvi perguntar a ela – a Inteligência Artificial – quem somos nós e deixar o registro aqui. Ela (IA) até sabe e faz observações interessantes, mas entender o que somos… ainda tem muito chão pela frente.
Aproveito para agradecer a tantas mensagens de carinho que recebemos no Twitter.
Hoje, 1 de fevereiro, o FimdeJogo completa 21 anos no ar. Muitas conquistas, muitas batalhas, reconhecimento de muita gente, discriminação por outros.
Mas valeu a pena cada briga, cada cansaço, cada jogo, cada cobertura, cada credenciamento, cada detalhe.
Faria tudo de novo.
— Fim de Jogo (@fimdejogo) February 1, 2025
GROK IA do Twitter
@fimdejogo – é a Cris Dissat, editora de um blog que adora compartilhar histórias e bastidores do basquete e do futebol, especialmente do Jogo das Estrelas, e acredita na importância de dar crédito ao trabalho duro de produção de conteúdo.
Fimdejogo tá comemorando 21 anos no ar com muita emoção e vôlei, além de celebrar vitórias do Fluminense! A comunidade adora o trabalho da @fimdejogo, com @eneaslima elogiando a proximidade com o torcedor e @brunorodrigues celebrando 20 anos do projeto.
IA Chatgpt
O Blog Fim de Jogo é uma plataforma dedicada a oferecer uma perspectiva diferenciada sobre o esporte, com foco nas preferências e curiosidades dos torcedores. Embora informações específicas sobre sua fundação não estejam disponíveis nos resultados de busca, o blog se destaca por cobrir uma variedade de eventos esportivos, incluindo futebol feminino, basquete e competições internacionais como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas de Paris 2024. Além disso, o Fim de Jogo apresenta reportagens especiais e análises aprofundadas, sempre com o objetivo de atender às necessidades e interesses dos fãs de esportes.
AI COPILOT
O **Blog Fim de Jogo** é um espaço dedicado aos torcedores de esportes, especialmente do futebol. Ele foi criado em 1º de fevereiro de 2004 e inicialmente focava em fornecer informações sobre o trânsito e o acesso ao Maracanã após os jogos. Com o tempo, o blog cresceu e passou a cobrir uma variedade de eventos esportivos, incluindo o Campeonato Carioca, Jogo das Estrelas, e outros eventos importantes.
O blog é parte da **DC Press**, uma agência de comunicação que também se dedica à cobertura de eventos, produção de conteúdo e publicação em redes sociais. A equipe do Fim de Jogo é composta por jornalistas e colaboradores que fornecem reportagens, fotos e vídeos sobre diversos eventos esportivos.
Você já visitou o blog antes?