Petrúcio Ferreira tem feito história no atletismo paralímpico. O atleta paraibano conquistou sua sexta medalha paralímpica em Paris ao vencer nos 100m na categoria T47 (deficiência nos membros superiores). Essa foi a sua terceira medalha de ouro consecutiva em Jogos Paralímpicos na modalidade. (Foto: Douglas Magno/CBP)
O Homem Mais Rápido do Mundo
O brasileiro é considerado um dos atletas paralímpicos mais rápidos do mundo. Ele possui o recorde mundial dos 100m rasos com 10s42, conquistado no Mundial de Atletismo, em Dubai (2019), e o recorde paralímpico com 10s53, em Tóquio (2021).
Em Paris, ele não conseguiu bater seu próprio recorde, mas fez um tempo muito bom também (10s60). Uma arrancada digna do velocista.
Ele superou o americano Korban Bes e o marroquino Aymane El Haddaouit, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 10s75.
Imã de Medalhas
Petrúcio é um ícone no atletismo paralímpico, sempre com boas atuações e esperança de medalhas.
Com a conquista em Paris, chegou a sua 12° medalha de ouro na carreira, sendo três medalhas seguidas em Paralimpíadas, cinco nos Jogos Parapan-Americanos e quatro em mundiais de atletismo. No total, são sete ouros apenas na prova de 100 m.
Por Rian Olis – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.