E a primeira medalha de Ouro do Brasil, em Paris, finalmente saiu. Na tarde desta sexta-feira (02/08), o judô, esporte que mais deu medalhas ao Brasil na história das Olimpíadas, aumentou ainda mais essa marca. O Ouro veio com Beatriz Souza, da categoria +78kg. A judoca fazia sua estreia em Jogos Olímpicos e emocionou o Brasil. A atleta, de 26 anos, se tornou a primeira brasileira estreante campeã olímpica em provas individuais. (Fotos: Alexandre Loureiro/COB)
A judoca tem como treinadora Sarah Menezes, primeira campeã olímpica do judô brasileiro e, agora, primeira brasileira campeã olímpica como atleta e treinadora. Esses fatores inéditos deixaram a conquista ainda mais especial.
Bia Faz História no Judô
A competição foi dura. Para conquistar a tão sonhada medalha, Bia teve em seu caminho 4 lutas. Para chegar à final, passou pela francesa, Romane Dicko, número 1 do ranking mundial. Na final, enfrentou a israelense Raz Hershko, que também está no topo do ranking. É a número 2.
Na luta final, Bia foi segura e dominou a prova de ponta a ponta, concretizando o retrospecto positivo em lutas contra a israelense. Antes da final Olímpica, eram quatro confrontos, com 100% de aproveitamento da judoca brasileira.
Após a conquista do Ouro, Beatriz se emocionou muito. Um dos momentos mais emocionantes foi quando a atleta falou com os pais por vídeo e dedicou a vitória a sua avó, falecida recentemente. Ela destacou a sensação de ser uma campeã Olímpica. “É inexplicável. Uma das melhores coisas do mundo”.
Por Raphael Molinaro – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fim de jogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.