No Nilton Santos, Botafogo e Athlético PR empataram em 1 a 1 para 19.589 torcedores. O gol alvinegro saiu no último lance com Bastos de cabeça. O resultado mantém o Botafogo na liderança parcial do campeonato nessa décima rodada do Brasileirão.
Entorno e Apresentações
O estacionamento no Setor Norte estava funcionando para os torcedores como de costume. Mesmo faltando pouco para o inicio do jogo, ainda haviam ingressos para a venda na bilheteria Oeste, a única em funcionamento.
Dentro do Nilton Santos tivemos mudanças antes do jogo e no intervalo. Antes do apito inicial fomos surpreendidos com uma novidade. O estádio se apagou e começou um show de luzes, ritmadas com uma música no sistema de som. Não faltaram os lança chamas tradicionais dos jogos do Botafogo no estádio. A novidade se repetiu no intervalo numa apresentação que durou em mmédia de dois a três minutos.
Show de luzes no Nilton Santos!
Vai começar Botafogo x Athlético PR @fimdejogo #BOTxCAP pic.twitter.com/NKa4kMEQI8
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) June 19, 2024
Na entrada dos times no gramado tivemos uma homenagem ao jogador Tiquinho Soares. Um bandeirão com a imagem do jogador foi erguido por balões, escrito: “Tiquinho, nós estamos com você”. O jogador enfrenta uma fase difícil, após o falecimento de seu pai e, por tanto, não foi relacionado para o jogo.
Bandeirão em apoio a Tiquinho Soares@fimdejogo #BOTxCAP pic.twitter.com/JXGRhv4GTs
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) June 19, 2024
O Jogo
No primeiro tempo poucas chances claras de gol para as equipes. Os goleiros pouco precisaram intervir. O Botafogo tinha mais posse de bola, mas foi o Athlético que levou mais perigo ao gol.
A torcida era impaciente, queria um Botafogo vertical e rápido como está acostumada a ver. Em certo momento de dificuldade para trabalhar a bola, e em meio a pressão da torcida, o alvinegro começou a chutar de longe, porém sem sucesso. Júnior Santos era o que tentava jogadas individuais para tentar surpreender a defesa adversária, mas sem sucesso. Júnior Santos completou a marca de 100 jogos pelo Botafogo na partida contra o Athlético PR. No apito final do primeiro tempo houve um misto de aplausos e vaias.
No segundo tempo o jogo ficou bem mais interessante. Várias chances dos dois lados, cartões e discussões. Botafogo e Athlético lutavam pelo topo da tabela do Brasileirão. E foi o Athlético que sorriu primeiro no Nilton Santos. Ainda no começo do jogo, cruzamento na área alvinegra e Mastriani abriu o placar para o Athlético aos oito minutos.
Depois do gol, o Athlético ficou mais a vontade e o Botafogo enfraqueceu. O time visitante quase fez o segundo, mas o goleiro John fez duas grandes defesas na partida. Uma num chute forte e outra depois do jogador athleticano sair cara a cara com John. O Botafogo mudava o jeito de jogar e até as peças para tentar voltar ao jogo. Aos 13 minutos Cuiabano teve sua primeira grande chance. Ele apareceu sozinho mas mandou para fora do gol.
O jogo estava acabando e a torcida estava apreensiva. Júnior Santos faz jogada individual e ganha escanteio para o Botafogo. O juiz tinha dado oito minutos de acréscimo. Cobrança na área e Bastos subiu mais que todo mundo e empatou a partida no último lance. O empate garantiu a liderança parcial do Botafogo e o alívio da torcida que tanto cantou no Nilton Santos. Final Botafogo 1×1 Athlético PR.
Público e Renda
Com a partida começando às 19h, sempre a turma atrasada vai chegar tarde. O público foi melhorando aos poucos e no total foram 19.589 presentes, 17.047 pagantes e renda de R$ 750,495,00.
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira