De Paris: A Torre Eiffel e os Aros Olímpicos

Facebooktwitterpinterest

Paris, a cidade sede dos Jogos Olímpicos, parou para acompanhar a iluminação especial da Torre Eiffel e os Aros Olímpicos, no último dia 7 de junho, faltando pouco para o início das Olimpíadas.

Foram dezenas de reportagens, contando sobre a engenharia para instalar os Aros no alto do mais importante ponto turístico da capital francesa. Mas, como sabemos, as Olimpíadas são sempre feitas de histórias paralelas. Dessa vez, é a nossa que vamos contar e que foi difícil de acreditar na sorte que apareceu na nossa rotina.

Por várias questões, inclusive a falta do credenciamento para uma cobertura assim tão disputada, optamos por chegar a Paris um mês antes dos Jogos Olímpicos. A ideia é mostrar, em uma série de reportagens, sobre como a cidade está se preparando, se já existem impactos no dia a dia e tentar ver algumas das instalações, extra oficialmente.

Na nossa programação, por cerca de 10 dia (ficamos em Paris até 12 de junho), incluímos alguns passeios e um deles foi um “Tour dos Jogos”, realizado à noite para ver alguns dos principais pontos onde acontecerão várias atividades. Além disso, diversas curiosidades e história que envolve essa edição das Olimpíadas faziam parte das explicações do tour, feita nos tradicional ônibus vermelho, espalhados por toda a cidade.

Não imaginávamos que as escolhas terminariam no dia perfeito, com um visual cinematográfico da Torre Eiffel iluminada e com os Aros Olímpicos.

Os Aros Olímpicos Instalados

Depois da escolha da data da viagem para Paris, escolhemos aleatoriamente o dia 7 de junho para um passeio, chamado  Tour dos Jogos. O motivo da data? Nada em especial, apenas a ideia de ser um bom dia para entender melhor a cidade e como estaria preparada.

Na manhã do dia 7 de junho, começamos a acompanhar as informações das instalações dos Aros Olímpicos (passadas pela nossa repórter Renata Graciano) e a movimentação era intensa na frente da Torre Eiffel. Sem planejar, entendemos que havíamos escolhido a melhor data para o Tour.

Com as notícias, o movimento em frente à Torre aumentou muito, com um volume enorme de gente registrando os Aros só ia aumentando pelas ruas e arredores, ainda durante o dia.

O trânsito estava diferente, como previsível, e diversos trechos interditados. Na frente da Torre, todos tentando encontrar uma melhor posição para uma foto de um momento histórico. No centro da Avenida em frente a Torre Eiffel o estreito espaço era disputado por todo mundo. Uma sexta-feira que ninguém queria deixar passar em branco.

A Iluminação Noturna

Essa é uma época do ano em que o sol demora muito pra se por, então era um pouco imprevisível que fosse possível passar pela Torre Eiffel iluminada. Não só o ponto principal do Tour era na frente da Torre, quando a chegada foi a  poucos minutos antes da iluminação ser acionada, para comemoração de todo mundo que aguardava. Perfeito. Sorte perfeita.

 

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Cristina Dissat