Poderia ter sido um domingo um pouquinho melhor para o Botafogo, mas infelizmente o resultado da partida não ajudou. Depois de conseguir o empate com gol de Jeffinho – que andava em situação não muito amigável com a torcida – o Bahia venceu no finalzinho do jogo. (Fotos Celso Pupo /DC Press)
Não foi um jogo lento, pelo contrário, com lances de perigo e o Botafogo demonstrando vontade de estar no jogo. Foi uma partida aberta, mas não para o final decidido aos 40 minutos.
O Jogo
O começo de jogo do time alvinegro foi promissor. Logo aos 7 minutos, Luiz Henrique mandou a bola na bochecha da rede do gol de Marcos Felipe, mas o camisa 7 do Botafogo estava em posição irregular.
Depois do lance, a partida deu uma acalmada, a equipe de Artur Jorge tentava se impor no Nilton Santos, mas o que conseguia eram apenas os chutes de fora da área. O Bahia tentava as escapadas no contra-ataque, mas que também paravam na defesa do Botafogo.
A emoção do jogo voltou lá para a reta final do primeiro tempo. Aos 38 minutos, chance de gol para os dois lados. Aos 42 minutos, chute de Arias, do Bahia, que pega no braço de Hugo, dentro da área do Botafogo. Pênalti.
O árbitro analisou o lance no monitor do VAR e em seguida comunicou para todo o estádio o motivo da decisão. Na sequência, gol do Bahia.
1°T | 45' Após revisão no VAR, o árbitro vai até o centro do campo e marca o pênalti. Decisão foi anunciada nos auto falantes do estádio pelo mesmo.
BOT 0x0 BAH@fimdejogo #BOTxBAH pic.twitter.com/9mobFZ5PRd
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 5, 2024
No iníco da segunda etapa, mais um balde de água fria: Outro gol anulado do Botafogo, dessa vez no primeiro minuto. Mesmo assim, a postura que o time passava era que podia sair o empate a qualquer ataque, só precisando caprichar na decisão final. E foi o que aconteceu na marca dos 18 minutos, em um lindo chute de Jeffinho para deixar tudo igual.
Com a confiança após o gol e o apoio do torcida, parecia que a virada não demoraria para acontecer. O Botaofogo até teve oportunidade para ampliar, mas nada da bola entrar. Com o final do jogo chegando, Artur Jorge recorreu ao tamanho do zagueiro Alexander Barboza e o colocou no ataque.
Mas o que não estava previsto nos planos do Botafogo veio aos 40 minutos. Carlos De Pena tira da cartola um belo passe enfiado para Rafael Ratão, que fica cara a cara com John, dribla o goleiro e marca o gol decisivo da partida para o Bahia.
Mosaico
Enquanto o time vai se acertando em campo, no setor Leste, os mosaicos ficam cada vez melhores, mas vale um comentário. A Torcida precisa tentar entrar mais cedo, principalmente nos dias de mosaico que precisa da participação do pessoal.
O horário da partida no domingo não era ruim, só que muita gente acabou demorando pra entrar. A sorte é que isso não influenciou o resultado.
Como de costume, mais um espetáculo protagonizado pela torcida botafoguense na entrada dos times.@fimdejogo #BOTxBAH pic.twitter.com/CaK8NDM7LO
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 5, 2024
Público e Renda
Os torcedores já estão colocando de lado algumas coisas, então falta voltar para as arquibancadas. Os setores Norte e parte do Oeste não têm aberto, e só acontecem por demanda. Hoje foi assim também.
O público total foi de 22.685 presentes, 19.655 pagantes e renda de R$ 906.955,00.
Boa presença da Torcida do Bahia que fez barulho no Nilton Santos.
Chegada
Quem quase perdeu a hora, pelo menos nos nossos cálculos, foi o Botafogo. Em geral, chegam com duas horas de antecedência.
Problemas na Saída
Em princípio não havia registro de problemas, mas o cheiro de gás era forte na saída, próximo à estação de trem Engenho de Dentro. Os torcedores relataram que o policiamento usou gás para alguma dispersão e acabou chegando perto de quem passava, inclusive de crianças.