No último jogo da fase de classificação do NBB, o Flamengo venceu o Pinheiros por 73 a 59 e garantiu o primeiro lugar geral da competição. O jogo foi no Maracanãzinho, com um público consideravelmente pequeno. Agora, o rubro-negro aguarda o adversário dos Playoffs.
Antes dos Playoffs da NBB, o Flamengo tem um compromisso pela Champions League das Américas, na Argentina, contra o Halcones.
Início Equilibrado
O Pinheiros veio focado para vencer o Flamengo e demonstrou muita disposição no primeiro quarto de jogo. Os paulistas conseguiram aproveitar os erros do rubro-negros e lideraram o placar por boa parte do primeiro quarto. Porém, aos poucos o cenário foi mudando e não demorou para a virada no placar.
Com a defesa do Pinheiros bem fechada, a alternativa eram os jogadores talentosos tentaram jogadas individuais para marcar. Foi o que fizeram Didi, Balbi e Scott Machado, que costuravam a defesa adversária e pontuavam para o Flamengo. (Fotos Paula Reis / CRF)
Ao longo de todo o segundo quarto, a equipe de Gustavinho soube dominar o Pinheiros, seja com jogadas individuais ou combinações rápidas de passe. Balbi, Scott e Gui Deodato orquestravam a primeira bola e Gabriel Jaú, Olivinha e Maique lutavam pelo rebote e espaço debaixo do garrafão. Apesar de estar à frente do placar, o Pinheiros ainda seguia colado no placar, terminando o segundo quarto com 32 a 30.
Domínio Rubro-Negro no Final
Na volta do intervalo, Gustavinho, técnico do Flamengo, aproveitou para acertar o time e deu o toque final para o Flamengo deslanchar no placar. Só no terceiro quarto foram 26 pontos contra apenas 12 do Pinheiros.
Quem estava desfilando em quadra era Scott Machado. Na última partida, Gustavo comentou sobre o crescimento do americano, que estava se entrosando melhor dentro do time. O armador americano rubro-negro chamou o jogo o tempo todo para si. Fazia jogadas individuais, chamava faltas e comandava o time. Scott foi o cestinha do Flamengo com 13 pontos anotados.
O Pinheiros pouco pode fazer. Com um terceiro quarto tão apagado, a vitória foi ficando cada vez mais distante. Placar final: Flamengo 73 x 59 Pinheiros.
Próximo jogo
Halcones de Xalapa x Flamengo, dia 13/04, às 19h10, na Argentina.
Depois da partida, Olivinha destacou a atuação da equipe e projetou os próximos jogos complicados que virão. Ele afirmou que a equipe está focada e 100% preparada para os desafios.
Olivinha falando sobre o momento rubro-negro e os próximos jogos difíceis que virão @fimdejogo pic.twitter.com/Onb2dnF6G8
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) April 9, 2024
Com o estádio não tão cheio, é possível escutar muito bem o quanto os jogadores do Flamengo se comunicam durante o jogo, combinando jogadas e acertando a tática. O técnico rubro-negro respondeu sobre isso e disse que é uma característica importante da equipe e fruto de muito trabalho e confiança uns nos outros.
Gustavinho respondeu sobre a comunicação dos jogadores dentro de quadra@fimdejogo pic.twitter.com/XaN54Qb0sf
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) April 9, 2024
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.