O dia 28 de outubro vai ficar marcado na história do beisebol brasileiro. Mesmo o Time Brasil tendo sido superado pela Colômbia, pelo placar de 9 a 1, na final disputada no Parque Centenário, ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. A medalha é um feito para a modalidade. (Fotos Miriam Jeske/COB e Wander Roberto/COB)
Desde 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil não sabia o que era disputar essa competição. Após 16 anos, o retorno foi melhor do que o imaginado. Nas 19 edições dos Jogos Pan-Americanos, em que o beisebol do Brasil participou, o melhor resultado havia sido um 5º lugar.
O Jogo
A Colômbia terminou a primeira das sete entradas vencendo por 1 a 0. Na segunda, o Brasil deixou tudo igual. Porém, na terceira entrada os colombianos voltaram a ficar a frente no jogo com o placar de 2 a 1. Daí em diante, a Colômbia foi aumentando a vantagem e só administrou o placar. No final, a vitória e a conquista do ouro.
Além da Colômbia e do Brasil, quem fechou o pódio com a medalha de bronze foi o México.
Campanha Histórica
Ainda na fase de grupos, a Seleção Brasileira impressionou a todos, tendo vencido todos os adversários no grupo B. Ganhando de seleções tradicionais na modalidade como Venezuela e Cuba, o Brasil ainda tinha encontrado a Colômbia pelo caminho. Na ocasião, os brasileiros haviam levado a melhor.
Assim, o desempenho da seleção na primeira fase foi a seguinte: Brasil 3 x 1 Venezuela (1ª Rodada), Brasil 8 x 7 Colômbia (2ª Rodada) e Brasil 4 x 2 Cuba (3ª Rodada).
Na primeira rodada do quadrangular final, o Brasil carimbou sua vaga na grande final após vencer o Panamá por 5 a 3. Já garantida na decisão, a Seleção foi para a última rodada com a equipe reserva contra o México e foi derrotada por 5 a 1.
Por Oliver Moraes – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira. Revisão de texto Patrícia Bernardo.