Torcida comemora, o Vasco respira e parece que os ares do Maracanã andam dando mais sorte do que os de São Januário. Será que o efeito psicológico dos jogos lá estão afetando o rendimento? Lógico que existe diversas variáveis entorno disso, mas o que importa para os vascaínos, no momento, é que estes três pontos foram muito importantes em um dia com ótimo público e apresentação do jogador Payet, antes da bola rolar.
A explosão no apito final diz muito do que estavam sentindo.
Na hora do apito final#VASxCAM
1×0 pic.twitter.com/0fOtKcIdsn— Fim de Jogo (@fimdejogo) August 20, 2023
O primeiro tempo teve um Vasco mais intenso e, não é à toa, que o único gol da partida saiu aos cinco minutos de jogo, marcado pelo Serginho. Depois disso, tivemos um maior número de ecos de quase gol do que resultados efetivos. Bola na trave, vários “quases” e muitas substituições. No final foi um lá de cá de tentativas de bola trabalhada (na medida do que a chuva e gramado deixaram) com contra ataques. Nenhuma resolveu. Mas o necessário para o Vasco era não deixa o placar mudar e não mudou.
Temporal e Gramado do Maracanã
O jogo era 11h mas os refletores do Maracanã tiveram que ser ligados. Faltavam poucos minutos para o meio-dia quando o tempo fechou, mas não foi no gramado. O céu escureceu, raios e trovões chegaram. A chuva veio sem pena ficou assim. O Centro de Operações emitiu alerta e a Cidade ficou com sinalização de ‘estágio de atenção’.
Como o passar dos minutos e a chuva sem parar o gramado não deu conta. Além da bola não rolar mais, o trecho que ficou em pior estado foi o do goleiro do lado Norte. (fotos Celso Pupo/DC Press)
Apresentação Payet
A ideia foi bom, mas talvez a estratégia pudesse ter sido melhor. Será que a CBF não teria autorizado? Será que receio de como estaria o jogo? Antes do jogo começar, na realidade faltando mais de meia hora para o jogo, a mais recente contratação do Vasco foi apresentada à torcida. Dimitri Payet deu a volta em todo o gramado, acenou para torcedores e parou para fotos.
Mas o pessoal sabe que a Torcida do Vasco sempre entra em cima da hora, então muita gente perdeu esse momento especial. Estávamos andando no anel superior, porque a chuva estava chegando, quando ouvi a voz da Vanessa Riche no sistema de som do Maracanã. Alguma coisa estava acontecendo. Entrei correndo e ainda consegui registrar um trecho da apresentação.
Dimitri Payet apresentado para a torcida do Vasco. Muita gente ainda está entrando no Maracanã #VASxCAM pic.twitter.com/R4krawWbVr
— Fim de Jogo (@fimdejogo) August 20, 2023
Público e renda
Excelente público no Maracanã com 53.540 presentes, 49.345 pagantes e renda R$ 3.034.502,00. Assim que começamos a cobertura, observamos que um trecho do Setor Norte Superior estava fechado. O que apuramos foi que na ata da Federação (FERJ) estava como solicitação do Vasco de 60k de público, com o setor Norte sendo o último abrir. Em outro momento, perguntamos sobre o fechamento e a informação que tivemos foi que se tivesse demanda, o setor abriria.
De qualquer forma foi um público muito bom e os vascaínos estavam com saudades de ver um jogo, ou mais do que isso, uma vitória do time.
Relógio para Despertar
Não teve jeito. Hoje todo mundo teve que colocar o relógio para despertar porque jogo que começa às 11 da manhã e com um número grande de torcedores precisa planejamento. O trânsito estava programado para fechar a partir das 8 e meia. O estacionamento da UERJ já estava aberto nesse horário, quando olhei na janela e conferi.
A partir desse horário o volume de gente chegando cresceu rápido, mas não acompanhamos problemas na entrada dos torcedores. Conversamos, inclusive, com torcedores do Atlético Mineiro, que estavam no setor Norte e elogiaram, contando que tudo foi perfeito.
Para hoje? Depois do jogo e do trabalho? Só um almoço fora com os amigos, porque cozinha quero distância hehe. Bom fim semana a todos.