Na primeira partida, da melhor de 5, na semifinal do NBB entre Flamengo e São Paulo, disputada no Tijuca Tênis Clube, deu o time paulista. Com direito a casa cheia, o rubro-negro carioca perdeu para o tricolor paulista, em um jogo bastante disputado. Foram duas viradas de placar e o Flamengo leva a desvantagem de 1-0 para os próximos dois jogos no Morumbi.
O caldeirão do Tijuca
A torcida do Flamengo compareceu em peso ao Tijuca Tênis Clube e transformou o clima do primeiro jogo dos playoffs num verdadeiro caldeirão rubro-negro. O público foi de 1.489 pessoas com uma renda de R$ 19.745,00.
A galera não desistiu até o final, que teve aplausos e algumas vaias quando o placar zerou.
Primeiro e Segundo Quartos
O Flamengo veio de uma série de quartas de final dominante sobre o Bauru, se classificando de maneira emocionante na última bola. O adversário agora era o São Paulo, time forte, por isso precisaria demonstrar melhoras.
O início da partida foi intenso num ritmo elevado onde os dois times queriam mostrar a força que cada um tinha para poder ganhar. Com o apoio do seu torcedor, o Flamengo começou na frente e impondo o seu jogo.
Após um começo eficiente do Flamengo, o São Paulo se organizou e começou a equilibrar o jogo. Aproveitou a afobação dos jogadores rubro-negros no garrafão que resultavam em várias faltas e pontos importantes para a equipe paulista, com destaque para Benett que foi o maior pontuador do primeiro quarto com 12 pontos. Apesar de um início muito bom, o Flamengo vacilou nos momentos finais e viu o São Paulo virar e terminar o primeiro quarto vencendo por 25 a 19.
Gustavinho apontou vários problemas no final do jogo, incluindo a necessidade de forçar os três pontos, por causa da defesa fechada do São Paulo. Muito a corrigir para a próxima partida. (Fotos: Celso Pupo/DC Press).
Já no segundo quarto a equipe carioca entrou com mais concentração e determinação. Com a criação das jogadas pelo armador Fischer e o bom desempenho nos arremessos de Cuello e Hettsheimeir, o Flamengo, em pouco tempo, acabou com a desvantagem no placar e virou o jogo contra o São Paulo.
O Fla chegou a abrir uma vantagem de seis pontos, mas na metade para o final do segundo quarto o ala-pivô Betinho veio do banco e conduziu o São Paulo a mais uma virada no placar. Ex-jogador do Flamengo, Marquinho cravou bolas de três.
Com isso, o fim do segundo quarto foi um apertado 42 a 41 para o São Paulo.
Etapa Final
A expectativa era um início mais concentrado do Flamengo, mas estamos na semifinal e não tem jogo fácil. O São Paulo acabou abrindo 10 pontos de vantagem, a maior da partida.
O Flamengo se desconcentrou e os pontos vieram das faltas sofridas. Cuello e Martinez ainda tentavam responder com bolas de três, mas o tricolor paulista se manteve na frente no terceiro quarto em boa atuação de Benett, o cestinha da partida com 21 pontos. O penúltimo quarto terminou com placar de 67 a 58.
O último quarto foi disputado e tenso entre as equipes. A torcida não desistia e tentavam empurrar o time para mais uma virada.
A princípio parecia que o time rubro-negro, a partir da melhora no sistema defensivo, conseguiria reverter a situação. Com as jogadas em profundidade de Cuello e Gabriel Jaú e das cestas de três de Hettsheimeir, o Flamengo mostrava domínio mas que não se evidenciava no placar.
A ansiedade acabou falando mais alto. Nos 3 minutos finais o São Paulo tomou a superioridade mais uma vez no jogo, e numa bola de três de Benett sacramentou a vitória do tricolor paulista sobre o rubro-negro carioca. Apesar da derrota, o time carioca foi muito aplaudido por seu torcedor presente no Tijuca Tênis Clube.
Final de Jogo: Flamengo 72 x 80 São Paulo
Mais dois pontos do Flamengo e a torcida explode
Fla 70 x 71 São Paulo#NossoBasquete #playoffsNBB @fimdejogo pic.twitter.com/MtkRG5aKIu— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) May 13, 2023
Próximos jogos – serão em São Paulo