Mais um jogão no Brasileirão e pelo jeito será assim o ano todo. Quando falam que teremos um dos Campeonatos Brasileiros mais disputados os comentaristas têm razão. Foi um jogo com cinco gols, expulsões, contra-ataques e muita movimentação.
Vitória com muito mérito do Botafogo, que vem evoluindo nos últimos tempos e conseguiu resistir mesmo com um a menos em campo. Dois gols no primeiro tempo, com Tiquinho Soares e Danilo Barbosa. Pelo Flamengo, os dois gols foram marcados por Leo Pereira. De estranho, foi o posicionamento de Santos, goleiro do Flamengo, que por pouco não leva um gol por estar tão adiantado.
Expulsões esquentaram o jogo: o técnico do Botafogo, Luis Castro, e o jogador alvinegro Rafael. (fotos de jogo – Celso Pupo/DC Press)
Público e renda
Parece que a moda das discussões atuais pelo Twitter é o público nos estádios do Rio. A sensação que a gente tem é que ficam esperando sair para falar qualquer coisa, sendo que algumas procedem e outras são grandes viagens.
Para evitar interpretações, a opção é sempre colocar a imagem do telão, porque do jeito que as coisas estão, vai que não acreditam…
O debate de hoje foi quando informamos um público de cerca de 53 mil pessoas, sendo que o setor Sul estava quase todo bloqueado, onde estava liberado apenas um trecho na parte superior. A sorte é que foi uma foto. Ao todo, como informado pelo telão do Maracanã: 53.138 presentes, 48.859 pagantes e renda R$ 2.880.695,00.
Distribuição na Arquibancada
Em jogos anteriores do Brasileirão (diferente do Carioca), 10% do estádio fica para a torcida visitante, que pode ser alocada em um trecho da Sul ou da Norte. Mas nesse dia de clássico, em função de um clima muito ruim entre as torcidas, a divisão foi diferente.
O setor sul estava aberto e com a mesma área dos 10% definida para o Botafogo, mas não havia torcedores no restante do espaço. Um desperdício imenso do estádio. Havia faixas de torcidas do Flamengo na mureta do setor Sul, mas sem torcedores.
A reação entre os torcedores foi imediata, porque é dinheiro que se perde, sem essa venda de ingressos. Uma decisão que está baseada em que análise e pesquisa dos órgãos de segurança? Porque as brigas e confusões, na grande maioria, acontecem longe do perímetro do Maracanã. Será que essa estratégia é baseada em tentativa e erro?
Uma questão para avaliar é que só existe uma grande de separação de torcidas tanto no setor Norte quanto no Sul e foi esse local usado para acomodar a torcida, que acabou tendo proximidade com torcedores nas cativas.
Arredores do Maracanã
Tivemos uma configuração um pouco diferente na Rua Eurico Rabelo, com o fechamento de mais duas ruas, a Isidro Figueiredo e a Visconde de Itamaraty, assim o acesso ficou bloqueado até a Avenida Maracanã.
O acesso da Torcida do Botafogo foi por quase todo o trecho da Rua Eurico Rabelo, com exceção da Rua Conselheiro Olegário. A entrada usada foi a B ao invés da C. Demais áreas para a chegada da Torcida do Flamengo. Durante toda a nossa ronda não passamos por problemas, mas ao entrar no Maracanã recebemos a informação que havia ocorrido alguma confusão próximo ao Bar dos Esportes.
Sobre as bilheterias, a que teve problemas, com filas, foi a 4, lembrando que hoje somente foram abertas para troca de ingressos.
Sobre o entorno do #Maracanã
Flamengo x Botafogo
14h36 pic.twitter.com/c80vY3XEnU— Fim de Jogo (@fimdejogo) April 30, 2023