Vasco x Botafogo é conhecido como o “Clássico da Amizade”. Mas, o desta quinta-feira, no Maracanã, adiado da 3ª rodada do Carioca, não foi tão amigável assim. Pelo menos não dentro de campo. Teve de tudo dentro das quatro linhas: cartões nos primeiros minutos de jogo, confusões, expulsões, VAR, pênalti anulado e até ambulância em campo. No final, o Vasco venceu por 2 a 0, com gols de Alex Teixeira e Pedro Raul.
O público presente de Vasco x Botafogo foi de 43.366 presentes, com renda de R$ 2.516.974,50. (Foto da home: Daniel Ramalho/Flickr oficial do Vasco)
Primeiro Tempo Quente
O jogo começou quente. Uma entrada mais dura e já sobrou cartão amarelo, para os dois lados. Aos 11 minutos, o Botafogo teve o primeiro jogador expulso. Adryelson fez falta em Alex Teixeira e como era uma chance clara de gol, vermelho direto.
Com um a mais, o Vasco tentou pressionar e teve boas chances de abrir o placar. Em uma delas, Pedro Raul perdeu o gol mais feito do primeiro tempo, sem goleiro.
Mesmo em desvantagem numérica, o Botafogo não se escondeu e tentou suas investidas. Tanto que chegou a colocar uma bola na trave. Mas, parecia que não era o dia do Glorioso.
No final do primeiro tempo, pênalti marcado para o Vasco e confusão. Depois de alguns empurrões, reclamações e análise do VAR, o pênalti foi anulado. No entanto, Rafael, do Botafogo, não escapou e acabou sendo expulso pela confusão.
O lance revisado pelo VAR, inclusive, passou depois no telão do Maracanã.
Vantagem Numérica Fez a Diferença
Com a entrada de Nenê no segundo tempo e com dois a mais em campo, o Vasco tomou as rédeas do jogo. O Botafogo tentava do jeito que dava e ia para cima. Mas, com menos gente, sofria quando o cruzmaltino retomava a bola.
O goleiro do Botafogo foi um dos destaques fazendo grandes defesas. Segurou enquanto pôde, mas aos 10 minutos não conseguiu evitar o gol. Alex Teixeira aproveitou e, de cabeça, abriu o marcador.
As chances surgiam para os dois lados. Mas foi o Vasco que chegou novamente ao gol. Aos 25 minutos, Pedro Raul não desperdiçou dessa vez, fechando o placar.
Ambulância em Campo e Susto no Botafogo
Aos 28 minutos do primeiro tempo, um susto. Philipe Sampaio, do Botafogo, caiu no gramado, sozinho, e a ambulância teve que entrar em campo. Muita preocupação de todos e o jogador, depois de recobrar a consciência, foi substituído.
O Botafogo, ainda durante a partida, soltou um informe sobre o estado de saúde do atleta. O clube informou que ele se sentiu mal e perdeu a consciência, mas que já estava bem e seria encaminhado ao hospital para exames, ao lado do médico e enfermeiro do clube.
Felipe Sampaio caído no gramado, foi preciso entrar a ambulância para atender o jogador #VASXBOT @fimdejogo pic.twitter.com/kH4e8srS2B
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) February 17, 2023
Bilheterias Cheias
A chegada do pessoal ao Maracanã foi tranquila, sem nenhum registro de tumulto. No entanto, as bilheterias – tanto a destinada à torcida do Vasco quanto a do Botafogo – estavam bem cheias.
Os torcedores dos dois times deixaram para retirar o ingresso em cima da hora.
Acesso da torcida do Botafogo#VASXBOT @fimdejogo pic.twitter.com/w9QfthGple
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) February 16, 2023
Acesso B no Setor Sul, destinado a torcida do Vasco#VASXBOT @fimdejogo pic.twitter.com/ysFqa41OJk
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) February 16, 2023