Flamengo e São Paulo fizeram nessa noite de quarta (25/01) a semifinal da Copa Super 8 de Basquete, no Tijuca Tênis Clube. O rubro-negro venceu por 74 a 70 e se classificou para a final no sábado (28), às 15h. O adversário da grande final já foi decidido e será o Franca. Um encontro bem difícil.
A Copa Super 8 é o caminho mais rápido para se classificar para BCLAmericas, que corresponde à Libertadores do futebol. (fotos Paula Reis/CRF)
O Confronto
O jogo tinha tudo para ser um espetáculo e, por fim, correspondeu às expectativas.
As equipes são adversárias históricas no basquete e contam com grandes jogadores em seus elencos, o que agregava ainda mais importância à essa semifinal. Vários jogadores já transitaram entre as duas equipes, como Tulio da Silva e Marquinhos, ex-jogadores do Flamengo e que agora vestem a camisa do São Paulo.
O Jogo
Desde a primeira disputa de bola, para iniciar a primeira etapa, dava para ver que ninguém iria facilitar para nenhum lado.As duas equipes atacavam e defendiam o tempo todo. Muita vontade em cada lance e entrega de ambas as partes. Os paulistas começaram bem, mas não souberam acompanhar o ritmo rubro-negro que só aumentava. Gui Deodato e Vildoza ditavam o ritmo rubro-negro, ao passo que na defesa o Flamengo se segurava como podia. O primeiro quarto terminou em 18 a 13 para os cariocas.
Uma das grandes dúvidas era se o São Paulo aguentaria fisicamente um jogo tão acelerado do início ao fim. E a equipe paulista demonstrou força e disposição física durante grande parte da partida. O Flamengo contava com Olivinha, Mineiro e Gabriel Jaú muito bem fisicamente para confrontar o São Paulo. O segundo e o terceiro quarto foram muito ajustados, mas ainda com saldo positivo para o Mengão, 29 a 24 e depois 50 a 44.
No início do último quarto o Flamengo tinha uma boa vantagem, porém não conseguia pontuar em arremessos de três e muito menos em jogadas trabalhadas, o que permitiu ao São Paulo empatar a partida. Nesse momento em que a situação era tensa, a força precisava vir de outro lugar. E veio da torcida, que não parava nem um minuto de cantar e apoiar o time. Nesse momento os craques fazem a diferença. E foi a vez dos argentinos Vildoza e Cuello decidirem a parada para o Flamengo.
Olivinha, chama que ele resolve
FLA 22×18 SPO@fimdejogo pic.twitter.com/gzsTef4Rxt
— Fim de Jogo/Veiga de Almeida (@fimdejogoaguva) January 26, 2023
Vildoza demonstrando sua imensa categoria em infiltrar e Cuello fazendo jogadas rápidas e convertendo seus arremessos livres. Ambos terminaram com 17 pontos, e o cestinha da partida foi Gui Deodato com 20. Os últimos pontos foram no estilo basquete, de infartar todo mundo.
Mas no final, Flamengo 74×70 São Paulo, e classificação para a final da Copa Super 8 definida, sábado, na casa do Franca.
Pedir calma pra essa partida… nem pensar.
Próximo jogo
Franca x Flamengo, dia 28/01 às 15h.
Por Paulo Karam – repórter do Fim de Jogo, integrante do projeto da DC Press / Fimdejogo e da Universidade Veiga de Almeida. Supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira