Para os amantes do basquete, a espera chegou ao fim: a temporada do NBB 2021/2022 começou. Abrindo a competição e reeditando a final da temporada passada, o São Paulo recebeu o Flamengo e foi derrotado pelo placar de 86 a 61, no Ginásio do Morumbi.
Flamengo x São Paulo
Flamengo conseguiu liquidar, sem muitas dificuldades, o confronto. No primeiro período, a vantagem chegou a assustar: 20 a 9 para a equipe Rubro-Negra.
Nos períodos seguintes, o São Paulo conseguiu equilibrar a partida por alguns momentos, mas foi facilmente superado pelos cariocas, que acabaram fechando a partida com 25 pontos de vantagem no placar. Destaque para JP Batista, cestinha do confronto com 17 pontos e sete rebotes. (fotos Helena Petry/CRF)
Contratação principal do Flamengo para a temporada, o atleta Vitor Faverani foi um dos destaques da equipe com 12 pontos e 5 rebotes. A partida carimbou o retorno do pivô de 2,11m às quadras nacionais, depois de um longo período atuando na Espanha.
Faverani chegou a jogar uma temporada na NBA, defendendo as cores do Boston Celtics, em 2013. Acabou sendo dispensado antes do término do contrato devido ao limite de jogadores inscritos. O pivô sofreu com lesões no joelho durante a carreira, chegando a perder os jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Os jogos
O Pinheiros superou o Rio Claro pelo placar de 86 a 75, em casa. Já o Unifacisa visitou o Basquete Cearense e venceu por um pontinho de diferença: 72 a 71.
A equipe do Minas conheceu sua segunda vitória na competição contra o Caxias do Sul, batendo o time da casa pelo placar de 83 a 75. Os mineiros têm a mesma pontuação do Flamengo na tabela, quatro pontinhos, mas perdem no saldo de pontos: 36 a 26 para os cariocas.
Flamengo x EC União Corinthians
No Sul do país, só deu Rio de Janeiro. O Flamengo bateu o EC União Corinthians pelo placar de 87 a 76, aproveitando a vantagem construída no segundo quarto da partida e confirmando seu favoritismo.
Impossível não citar a atuação de Brandon Robinson: o americano engoliu a partida e foi o cestinha do confronto, com 20 pontos anotados. Vale destacar também o jogo de Yago Mateus, armador do time Rubro-Negro. O atleta de 1,78m anotou um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes) e foi constante do início ao fim na vitória da equipe carioca.
O Retorno da Nação às Arenas
O Rubro-Negro mantém o 100% de aproveitamento nos jogos e já se prepara para seu próximo compromisso. Fechando a sequência longe de seus domínios, O Flamengo enfrenta o Caxias do Sul no dia 29/10, às 20h.
O reencontro com a nação acontece no dia 3 de novembro, na volta do Maracanãzinho e do público. O jogo será contra o contra o Pato Basquete, às 20h.
Reportagem Rodrigo Barone – que integra a equipe do Projeto Educacional do Fim de Jogo/DC Press e da Agência UVA (Universidade Veiga de Almeida), supervisão Cris Dissat.