Como Será o Carioca 2020?

Facebooktwitterpinterest

O Campeonato Carioca teve início no dia 21 de dezembro, em sua fase preliminar, com seis equipes disputando duas vagas para a fase principal do campeonato. As duas melhores (Portuguesa e Macaé) se classificaram para a fase principal da competição.

Já as outras quatro equipes (Americano, Nova Iguaçu, América e Friburguense) disputarão o Grupo X, em turno e returno, com a melhor classificada se salvando do rebaixamento. As três equipes que restarem jogarão o Grupo Z, e a última colocada será rebaixada para a Série B1-2020.

O Campeonato Carioca de 2020, tradicionalmente será divido entre Taça Guanabara e Taça Rio. Na Taça Guanabara os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B. Já na Taça Rio os cruzamentos serão dentro da própria chave. Semifinais e finais dos turnos serão em jogo único.

Taça Guanabara e Taça Rio

Os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio farão a decisão do Campeonato Carioca. Se a mesma equipe conquistar os dois turnos será campeã estadual. Se um clube que não venceu nenhum dos dois turnos, tiver maior número de pontos no somatório da Taça Guanabara (1º turno) e Taça Rio (2º turno), ele faz a final em dois jogos com o vencedor dos dois turnos. Neste caso, a vantagem de empate no confronto agregado será da equipe vencedora dos dois turnos.

Se clubes diferentes vencerem cada turno, eles fazem a final em duas partidas para decidirem o título Carioca de 2020. Nesse caso nenhum clube levará vantagem para a decisão.

Os Grupos ficaram divididos da seguinte forma:

  • Grupo A

Flamengo, Botafogo, Bangu, Cabofriense, Boavista e Portuguesa

  • Grupo B

Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Resende, Madureira e Macaé

* O texto é de Allan Fernandes, colaborador do FimdeJogo.

Facebooktwitterpinterest

Post Author: Equipe Fimdejogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *