Sobre

Bola desenhada

2004-
O INÍCIO DO FIM DE JOGO

Cansada de ver tantas brigas e confusões na saída dos jogos do Maracanã, resolvi parar de ser uma mera espectadora e fazer algo de útil. Foi assim que no dia 1 de fevereiro de 2004 surgiu o Blog Fim de Jogo. Desde então comecei a contar tudo o que via da janela do meu apartamento. Para fazer isso juntei algumas peças interessantes: sou jornalista, moradora do bairro há mais de 30 anos e frequentadora assídua do Maracanã.

2007

No início o slogan do blog era “acaba o jogo, começa a transmissão”, mas o blog foi crescendo e as necessidades aumentando. Passei então a falar, também, de lugares para estacionar, engarrafamentos, chegada dos torcedores, informações sobre ingressos, abertura dos portões e tudo o que envolve o trânsito dos torcedores que querem ir ao Maracanã. Durante o fechamento do Maracanã para as obras do Pan 2007, acompanhamos o que acontecia com os portões fechados.
Arredores Maracanã Fluminense X Internacional Brasileirão 2018
Estádio Nilton Santos - visão externa

2010

Duas grandes mudanças aconteceriam em 2010. Uma delas foi o fato de agregarmos mais gente e mais trabalho. Depois de 5 anos ajudando os torcedores a chegar ao Maracanã, como abandonar todo mundo com o fechamento para as obras para a Copa do Mundo 2014. O que fizemos? Era hora de acompanhar os arredores do Engenhão, sem deixar de ficar de olho no andamento das obras do Maraca.

O trabalho cresceu e muita gente foi se envolvendo. Era outra mudança importante. Levar o projeto para dentro da empresa – a DC Press. O Blog Fim de Jogo se tornou nossa área de testes, de novas iniciativas, de liberdade de criação e um projeto de Content Marketing. Experimentamos ideias e novidades sem censura. Toda a equipe tem liberdade e a preocupação com a qualidade do resultado. Entrada de vídeos, formato de texto diferente, criamos campanhas, fazemos sorteios e envolvemos quem mais nos interessa: os torcedores.

2014

Não posso deixar de agradecer a todos que nos ajudam com frequência – Renêe Carlos Marques, Fabrício Salvador, Ide Gomes, Alvinho Duarte, Alexandre Loureiro, Rudy Andrade.

Na foto, a equipe de trabalho e parte dos amigos e voluntários do Fim de Jogo, durante a festa de comemoração dos 10 anos do Blog no Maracanã.

Equipe de Reportagem: Cris Dissat (edição, reportagens e vídeo); Celso Pupo (fotógrafo); Eduardo Frick (webmaster) e Andrews Medina (programação); Repórteres – André Dissat , Tainá Oliveira, Patrícia Bernardo; Gislaine Soares e Tom Carvalho (colaboração). Desenvolvimento do aplicativo CaranaWeb.
Equipe Fim de Jogo
http://fimdejogo.com.br/wp-content/uploads/2018/08/portfolio_06-2-1280x853.jpg

Novas Redes

Uma etapa importante foi agregar diversas redes sociais ao blog. Atualmente junto com o blog temos

Twitter do Fim de Jogo – @fimdejogo
Twitter da Equipe Fim de Jogo – dos colaboradores – @equipefimdejogo
Canal de vídeos – Fim de Jogo no Youtube
Galeria de fotos no Flickr
Fan Page do Fim de Jogo no Facebook
Twitter do Fim de Jogo Volta Redonda
Instagram – Blog Fim de Jogo

Credenciamento-

Como consequência da regularidade e do trabalho feito há tanto tempo, estamos com a equipe associada da ACERJ (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) o que nos credenciou como imprensa esportiva oficial. O projeto foi levado para a ACERJ para análise e aprovação.

Em 2014 fui convidada a integrar a chapa da nova diretoria da ACERJ, onde fico até 2017 (maio) como Diretora de Comunicação da ACERJ.

Para os registros em vídeo, também nos credenciamos à ARFOC (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro). Também fazemos parte do Media FIFA Chanel, acompanhando as novidades sobre a Copa do Mundo 2014 e realizamos a cobertura da Rio 2016.
http://fimdejogo.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jornalismo-digital.jpg
http://fimdejogo.com.br/wp-content/uploads/2017/11/tickets_inner_03-1-640x480.jpg

Histórico

O início do blog aconteceu dentro da Comunidade Blog-se, do site Comunique-se, mas a falta de recursos e as necessidades crescentes do Fim de Jogo, pediam mais e passamos a ter um domínio próprio e usar o Word Press como gerenciador. O mais difícil foi a transferência de todas as informações de um para o outro. Mas fizemos.

Depois de muito trabalho conseguimos fazer a migração total dos textos do início do Fim de Jogo. Algumas fotos ainda ficaram no blog original, mas isso vai mudando aos poucos. Agora só faltam algumas fotos de momentos marcantes, como as finais da Copa do Brasil, entre Flamengo e Vasco.

Nosso principal objetivo? Ajudar ao torcedor, no que for possível, para que ele vá ao estádio em paz e curtir o espetáculo do futebol.

Comunidade Amigos do FDJ

Muita gente já passou por aqui e vivenciou essa nossa paixão.

Ao longo desses dez anos, recebemos contribuições de colegas jornalistas, que ao passarem por perto do estádio, ligam para contar algum detalhe. São centenas de colaborações que se transformaram na comunidade Amigos do Fim de Jogo.

Além de uma comunidade, que cresce constantemente, temos uma equipe que trabalha no blog por pura paixão, sem remuneração, mas todos tem uma coisa em comum a paixão pelo esporte e pela internet. Conheça a equipe

Fiquem conosco, divulguem e participem da cobertura. Todos serão sempre bem-vindos.

Cristina Dissat
jornalista | editora do blog
contato@fimdejogo.com.br / dissat@dcpress.com.br
Logo