Final da Copa América: Brasil Campeão!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

O Brasil é Campeão da Copa América 2019! Com o Maracanã lotado (69 mil torcedores – 58.584 pagantes e 11.402 gratuidades), e uma partida equilibrada, com direito a pênaltis e expulsão de Gabriel Jesus, da Seleção Brasileira, o time canarinho levou mais um título ao som de “O Campeão Voltou“.

O dia 7 de julho de 2019 já estava marcado no calendário de todos aqueles que amam futebol, afinal, era dia de final de Copa América. Inicialmente sem muita animação, as Seleções Brasileira e a Peruana prometiam um jogão. Seria uma festa inesquecível no Maracanã? Agora a gente pode falar que sim. O estádio foi tomado por torcedores das mais variadas nacionalidades deixando seu apoio. (fotos Celso Pupo)

Na hora da entrega da premiação de segundo lugar, muitos aplausos no Maracanã, da torcida Brasileira. A Seleção fez um corredor para que os jogadores peruanos passassem em direção ao pódio para receber as medalhas. Novamente aplausos no Maracanã.

O Jogo 

O primeiro tempo mal tinha começado e uma falta para o Peru já tinha sido marcada. Era apenas um resumo das emoções que estavam por vir. Apesar de não ter dado em nada, a equipe peruana não fez corpo mole em campo.

Contudo, a seleção brasileira estava atenta e inspirada. Caprichando nas arrancadas e nas roubadas de bola. O primeiro gol saiu de uma entrada de Cebolinha que bateu sem medo para o gol, logo nos minutos iniciais.

O gol levantou a torcida brasileira no Maracanã. Os gritos de “Brasil olê olê olê” dominaram a arquibancada intercalados com “o Messi não tem Copa, quem tem Copa é o Vampeta“. Só comentando que a música apareceu de novo na saída, na rampa monumental. Teve um pouco de tudo, com ola nas arquibancadas e o pessoal reclamando que a imprensa não ajudou (a gente nem pode né hehe), vaias para pressionar os visitantes, os tradicionais uhhhhhh ahhhhhhh eeeeeeeee, mas acertar uma música como tema para empurrar a seleção, não rolou.

Jogo seguiu e lá veio o pênalti para a Seleção Peruana Confere daqui, escuta dali e .. VAR. Pênalti confirmado, Guerrerro bateu e marcou. Tudo igual com 1 x 1. Não foi um jogo lento e ainda no primeiro tempo Gabriel Jesus fez o dele. Alegria no primeiro tempo e revolta no segundo. No meio do jogo, Gabriel Jesus levou o segundo amarelo e foi expulso. Saiu chutando tudo derrubou alguma coisa atrás da cabine do VAR.

Não se sabe bem o que passa na cabeça dos torcedores nessa hora, mas como não havia uma música para empurrar o time, era hora de vaiar o ataque do Peru. Com um a menos, vai que a coisa complica. Era a pressão possível e fácil de ganhar as arquibancadas. Aos 40 minutos, mais um pênalti, só que agora a favor do Brasil. Richarlison bateu e fez o gol do título.

O Maracanã inteiro veio abaixo aos gritos de “O Campeão de Voltou”. Foi aquele gol para deixar o coração bater normalmente e começar a preparar a festa. Por que não uns gritos de  “olé” das arquibancadas? Agora pode.

A surpresa e é bom a gente anotar para não esquecer quando o Brasileirão começar. Foram R$38.769,850. Como disseram no twitter, estava parecendo mais prêmio da Mega Sena. Trinta e oito milhões… Hora de pensar em investimentos e usar renda para melhorias e quem sabe incentivo ao futebol feminino.

*Texto final – Tainá Oliveira e Cris Dissat

Nosso Time

Um agradecimento especial ao time do Fim de Jogo e dos amigos do Blog. Tivemos uma cobertura dentro do Maracanã, comigo e a Taina Oliveira (reportagem), Celso Pupo no gramado, Patrícia Bernardo e Anna Clara Mota na cobertura dos arredores e no nosso “camarote sem vidro”. Além do Daniel Dissat, Gabrielle Peçanha, Marcos Freitas e Daniele Carvalho nas arquibancadas. Parceria também com o time das meninas do Damas do Esporte.

Foi muito bom e quem entende o que é o Jornalismo Cidadão e Colaborativo sabe o que significa.

Felizes por ter sido o primeiro credenciamento oficial do blog a uma competição exclusiva de futebol. Que venham outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Post Author: Cristina Dissat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *