Reunião RioInfo 2018

Rio Info 2018 e a Presença Feminina

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Falar de espaço das mulheres em diversos segmentos parece repetitivo, e algumas vezes é mesmo, mas sabemos que não é simples nem fácil. No esporte isso vem sendo bastante debatido e para nós – que temos um time com mais mulheres do que homens – já não é mais tabu, principalmente quando estamos falando do nosso espaço, o Fim de Jogo. Somado a isso adoramos a tecnologia que também é uma área predominantemente masculina. Para nós, mais uma rotina.

O assunto chegou no Rio Info, um evento de tecnologia e negócios que já acompanhamos e participamos há anos, e nesta edição, terá o Fim de Jogo como parceiro institucional. Então, porque não reunimos mais mulheres para debater o tema?

E assim, o Fim de Jogo foi buscar representantes mulheres de algumas editorias para interagirem com o Rio Info e trocar ideias sobre tecnologia em diversas áreas. São elas: Claudia Simas, grandes eventos; Vivi Mariano, política; Luciana Zogaib, rádio e TV; e Stephanie Negri, futebol.

Em uma reunião realizada em agosto, o coordenador geral do evento, Alberto Blois, explicou que é importante aproximar o público feminino, através de uma conversa de mão dupla. Atividades em diversas áreas precisam ouvir as necessidades e preferências femininas, sem problemas e sem meias palavras. A presença feminina em TI também vem crescendo, mas precisa de muito debate e conversa.

“Podemos perceber que a diferença ainda é grande, apesar de já termos sentido uma mudança nas edições anteriores do Rio Info em relação à presença feminina. O grande segredo do Rio Info é se reinventar a todo instante. Queremos mais espaço, queremos construir, queremos ajudar sempre”, comentou.

Nesta edição, haverá uma mesa sobre “Mulheres, Negros e a Diversidade na TI”. Para Alberto Blois é necessário abordar esse assunto com o objetivo de trazer uma reflexão. “Inserção feminina e de negros na área de tecnologia não existe. Nós queremos discutir e trazer a tona essa questão”, declarou.

Mulheres e o Mercado

No esporte nosso time não enfrenta tantos problemas e a área de tecnologia tem sido um facilitador na hora de romper barreiras e estreitar laços.

Para Vivi Mariano, jornalista e influenciadora digital (ou outra determinação, já que ela vem estudando muito as mudanças na área), a tecnologia tem sido fundamental para que as mudanças acontecessem. “Foi a tecnologia que deu voz para que pudêssemos nos expressar sem medo”, comentou.

A área de TI abrange vários setores, entre eles, as mídias digitais pois é preciso entender processos para que invista também no futebol. Presança forte no twitter e futebol, Stephanie Negri, influenciadora do Botafogo.

De acordo com Stephanie, havia uma diferença na forma em que era tratada em seu twitter pessoal, e quando fazia o mesmo em uma outra rede, impessoal, que falava do clube. “Quando eu tuitava alguma coisa com o perfil que usava nas coberturas eu não era tão questionada quanto eu era no meu pessoal”, declarou.

Um dos objetivos do Rio Info é de que diálogos e trocas possam acontecer. Para Luciana Zogaib, Rádio e TV, é importante motivar a presença do público feminino em eventos como esse.”Quero agregar mais conhecimento na área de TI pois abre novas oportunidades. Além disso, também é legal incentivar a presença de outras mulheres a mergulharem nesse mundo”, comentou.

Especialista em logística, Cláudia Simas foi a primeira pessoa a usar um suporte de câmera na época que trabalhava na GloboSat, no Rio de Janeiro. Para ela, um evento como o RioInfo é uma chance para manter a cidade viva na área de negócios. “Minha expectativa é que ajude a melhorar a auto-estima do carioca, mostrando que somos capazes de sobreviver a essa situação complicada em que vivemos”, comentou.

As @s

  • @luzogaib
  • @stephanie_negri
  • @vivimariano81
  • @claudiasimas

Cobertura Fim de Jogo

A equipe do Fim de Jogo estará acompanhando algumas das palestras durante os dois dias de evento.

Sobre o Rio Info

Realizado pela Rio Soft, o evento tem como objetivo preparar empresários, empreendedores, startups e todos aqueles interessados na área de TI para novos caminhos. Além disso, apresenta o que há de novo na área nos últimos dias. Inscrições no site: rioinfo.com.br

Agenda:

  • Encontro Rio de Janeiro: 24 e 25 de setembro – Centro de Convenções Sulamérica.
  • Encontro em Niterói: Novembro 2018

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Post Author: Taina Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *